05/10/2010

Bancos: Greve continua por tempo indeterminado

A greve dos bancários continua nesta semana “por tempo indeterminado”, de acordo com o Sindicato dos Ban­cários de Pernambuco (Sindbancários-PE). Ontem, quarto dia útil de paralisação, foram fechadas 263 das 536 agências de Pernambuco. Pelo País, foram 6.527 estabelecimen­tos paralisados. O Sindbancários-PE promete intensificar as manifestações, mas não divulgou os locais e dias de ação.


Das agências paralisadas ontem, apenas 27 pertenciam a instituições privadas. No primeiro dia, foram 33. A greve está perdendo força nos bancos privados devido a ações judiciais conquistadas pelas instituições. O Bradesco, por exemplo, impede a paralisação desde sexta-feira por meio de uma liminar que estipula multa diária de R$ 10 mil ao sindicato se fechar suas agências, alegando invasão de propriedade privada.


Em nota, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) afirmou que tem o “compromisso de buscar todas as alternativas legais cabíveis para garantir o acesso de bancários e consumidores às agências para exercerem seu direito ao trabalho e ao usufruto dos serviços essenciais, bem como alcançar um acordo plausível com os representantes dos bancários”.

0 comentários: