05/10/2010

Casas das Juventudes: Começam oficinas

Serão iniciadas hoje as oficinas para a formação dos integrantes do projeto Casas das Juventudes. Jovens e gestores de 35 municípios da Zona da Mata e do Sertão participam da capacitação, que será ministrada nos campi do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), em Glória do Goitá e Ibimirim.


A ação busca estabelecer um espaço que promove cultura, lazer, oportunidade e cidadania e é realizada pelo Serta, que atua na promoção do desenvolvimento sustentável do campo em parceria com a Secretaria da Juventude e Emprego de Pernambuco. O projeto será levado para 51 municípios, com menos de 35 mil habitantes da Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado.


“Esses jovens terão aula de processos de gestão participativa em quatro módulos. Eles irão participar de várias atividades e se articular para discutir políticas públicas para a juventude” explicou uma das coordenadoras do projeto, Valdiane Soares. No primeiro módulo, serão discutidos conteúdos relacionados à importância das Casas das Juventudes para emancipação, autonomia e organização das juventudes.


Os municípios do Agreste se encontram nos dias 7 e 8 em São João do Belmonte. Haverá outros três ciclos nos meses de outubro e novembro com o objetivo de discutir gestão participativa, institucionalização de políticas públicas e monitoramento, avaliação e acompanhamento em gestões participativas.


De acordo com a assessoria de Imprensa do Serta, o projeto Casas das Juventudes é resultado do processo de escuta às demandas juvenis de todas das regiões de Desenvolvimento de Pernambuco, através do Projeto Dialogando, realizado em 2007, no qual foram ouvidas as reivindicações, entre as quais, a necessidade de se institucionalizar um espaço municipal para a juventude.

0 comentários: