03/03/2010

IPA divulga ações na Mata Norte

 

Entre as principais ações desenvolvidas pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculada à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, nos municípios da Zona da Mata Norte do estado, está a instalação das unidades do Programa de Produção Agroecológico Integrada e Sustentável (PAIS). A região conta atualmente com 24 projetos já em funcionamento e deve, ao longo de 2010, receber mais 70 novas unidades a um custo unitário médio de R$ 5 mil. Deverão ser beneficiados, entre outros, os municípios de Aliança e Camutanga, com cinco PAIS cada. Carpina, onde está localizado um dos escritórios regionais do IPA, deve receber outras cinco unidades, que se somarão as três já em produção.


O gerente regional do IPA, no Carpina, Claudemir Monteiro de Vasconcelos, explicou que duas das unidades Já implantadas no município estão localizadas na Várzea do Santa Cruz, onde o instituto, em convênio com a prefeitura, presta assistência direta a 180 famílias assentadas. Em sua maioria, trabalhadores da palha da cana que foram afetados pelo desemprego nas usinas e engenhos da região. As unidades do PAIS, segundo ele, são importante para a conscientização dos agricultores da necessidade da utilização de técnicas mais modernas de produção, sobretudo aquelas voltadas à agroecologia.


As unidades dispensam o uso de agrotóxicos, uma vez que as verduras e legumes plantados em disposição circular são intercalados por plantas aromáticas, que agem como repelentes de insetos e pragas. Além disso, como não são usados defensivos químicos e a adubação é natural, os vegetais integram-se ao sistema orgânico de produção, alcançando melhores preços de mercado.


Claudemir Vasconcelos disse que as unidades do PAIS implantadas no assentamento Várzea de Santa Cruz são utilizadas para a capacitação dos pequenos agricultores que podem reproduzir o sistema em suas propriedades. “Nosso objetivo é difundir a técnica, tornando-a mais popular e acessível aos agricultores de base familiar, sobretudo pelo baixo custo de produção e pela possibilidade de integrar o cultivo de verduras e legumes à criação de galinhas ou peixes, principalmente as tilápias, que servem de fonte de alimento e renda nos sistemas produtivos integrados”, destacou.

0 comentários: