24/02/2010

O emblemático caso de Manuel Botafogo

Do Diário de Pernambuco

Na viagem que fez ontem por cinco municípios da Zona da Mata Norte, o governador Eduardo Campos (PSB) anunciou um conjunto de obras para a população, mas também recebeu um apoio político significativo.


Botafogo discursa: adesão do prefeito ao palanque socialista revela disposição do governador para atuar nas bases adversárias. Foto: Roberto Pereira/SEI

O prefeito de Carpina, Manuel Botafogo (PSDB), confirmou, em um discurso recheado de frases de efeito, que vai votar em Eduardo na eleição deste ano. A importância da adesão de Botafogo ao palanque socialista não está ligada à quantidade de votos que o prefeito deve reverter para Eduardo, mas ao simbolismo que a decisão dele representa no cenário da política local.


"Quando soube que o investimento seria de R$ 6 milhões, fui lá (no Palácio) duas vezes"


Manuel Botafogo é um tucano histórico e aliado fiel do senador Sérgio Guerra (PSDB), líder nacional dos tucanos. Pelo partido, Botafogo já conseguiu quatro mandatos de prefeito: dois no município de Lagoa do Carro e dois em Carpina. Neste último foi reeleito em 2008. A justificativa do prefeito para aderir ao governo socialista é emblemática, uma vez que revela a disposição de Eduardo Campos para atuar nas bases adversárias. "Quando fui procurado para conversar com o governador, quis saber logo se ele tinha alguma coisa para oferecer ao município. Quando soube que o investimento seria de R$ 6 milhões, fui lá (no Palácio do Campo das Princesas) duas vezes", revelou.


Antes de Botafogo, cujo anúncio da adesão ao governo Eduardo Campos foi antecipado pela coluna Diario Político, da jornalista Marisa Gibson, no último domingo, outros prefeitos oposicionistas também se aproximaram do governador. Entre eles, os prefeitos de Tacaratu, José Adauto (DEM), de São José da Coroa Grande, José Barbosa (DEM), e de Verdejante, Aroldo Tavares (DEM). Como motivo, todos alegaram os investimentos do estado em seus municípios.


Ontem, Manuel Botafogo recebeu Eduardo com fogos e banda de música. O prefeito festejou a inauguração de uma escola técnica, a assinatura de um convênio para implementação do Programa Minha Casa, Minha Vida, além da reforma e ampliação da unidade de saúde Francisco Chateaubriand. "Mudei para o ladodo governador pelas ações que ele está trazendo para a nossa cidade. Agora, de partido não mudo. Sou um veterano no PSDB. Vou votar em Eduardo para governador e em Sérgio Guerra para o Senado". Segundo o prefeito, o senador já foi informado da mudança. "Ele ficou enciumado. Nesta semana virá aqui (em Carpina) para a gente conversar", frisou.


Em seu discurso, o governador destacou a forma como seu governo vem atuando, sem exercer a política da discriminação. "O importante é trabalhar para o povo. A população é quem tem pressa e é para as pessoas que nós estamos nos esforçando para cumprir nossos compromissos". O socialista frisou, inclusive, a ligação de Manuel Botafogo com Sérgio Guerra. "Sabemos da ligação dele com o senador, mas não é hora de discutir política. Lá na frente o povo é quem vai dizer quem fez certo e vai fazer seu julgamento", previu o governador.

0 comentários: