04/02/2010

Maviael Cavalcanti fala sobre problemas na educação nacional

 

A educação pública brasileira ainda carece de qualificação. A afirmação é do deputado Maviael Cavalcanti, do Democratas, que falou sobre o assunto, ontem, quarta, na tribuna da Assembleia. O parlamentar apresentou dados do InstitutoDCF 1.0 de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revelando as altas taxas de evasão escolar e as escassas oportunidades de trabalho para a juventude.

Para o deputado, a ausência dos jovens nas salas de aula está diretamente ligada ao crescimento da criminalidade. De acordo com o Ipea, apenas 9,4% dos jovens entre 25 e 29 anos têm o ensino superior completo. O democrata ainda repercutiu levantamento da Unesco que qualifica a educação pública do Brasil como uma das piores do mundo.


Maviael comentou que os investimentos no setor devem ser melhor direcionados, priorizando o ensino fundamental. Atualmente, de acordo com o parlamentar, o Governo Federal investe 4,3% do PIB nacional na educação. Em aparte, os deputados Augusto Coutinho, do Democratas, e Terezinha Nunes, do PSDB, criticaram a gestão da educação no Governo Lula e defenderam o funcionamento das escolas em tempo integral.

0 comentários: