09/02/2010

Folia em Goiana traz shows de Alceu Valença e Antônio Nóbrega

 

Cortejos de cultura popular e shows de artistas locais, regionais, nacionais – e até uma atração internacional – fazem parte da programação carnavalesca de Goiana, na Mata Norte, um dos 17 pólos oficiais de Carnaval do Governo de Pernambuco. A 2237399.carnaval_2009_recife_olinda_caboclinhos_goiana_carnaval__2009_225_300 programação vai da quarta-feira (10) até a terça (16). Os dois primeiros dias são dedicados ao carnaval de rua, com destaque para o intercâmbio de grupos locais com artistas de outros municípios. Os cortejos da quarta e da quinta-feira desfilam pela cidade a partir das 18h, com a presença de grupos como Bloco das Flores, do Recife, Afoxé Oxum Pandá, de Olinda e Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata. Nos dois dias, os cortejos partem da Praça da Bíblia, no centro, e seguem até a prefeitura, onde os grupos se apresentam.

Alceu Valença, Antônio Nóbrega, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Orquestra Contemporânea de Olinda e a cubana Steel Band são algumas das atrações de peso que o Governo do Estado selecionou para os foliões de Goiana. Os shows acontecem sempre a partir das 20h, no palco montado no Pátio da Alvorada. O público pode conferir as atrações no pólo durante o período de sexta-feira (12) à Terça-feira de Carnaval (16).

TRADIÇÃO – Manifestações típicas de Goiana, os caboclinhos e as Pretinhas do Congo fazem parte também da tradição do Carnaval. Sete caboclinhos da região – Cahetés, Tapuia Canindé, Caboclinho Canindé, União Sete Flexas, Caboclinho Índio Tabajara, Caboclinho Carijós e Caboclinho Tupinambá – integram o Ponto de Cultura Caboclinhos de Goiana, aprovado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). As Pretinhas do Congo, grupo formado apenas por mulheres, também fazem parte da cultura local, arrastando os foliões na Segunda-feira de Carnaval. Este ano, elas serão as homenageadas do Carnaval da Prefeitura de Goiana.

0 comentários: