09/02/2010

Carnaval de Nazaré da Mata vai muito além do Desfile de Maracatus

 

Conhecida como a Terra do Maracatu, a cidade de Nazaré da Mata, situada na região da Mata Norte, a 55 km de Recife, prepara muito mais cores e ritmos para o folião4570_Carnaval_Pernambuco que for conferir os sete dias de programação carnavalesca no município. Entre os destaques da programação da cidade estão os cortejos populares nos dias 10 e 11 de fevereiro, e o tradicional desfile de maracatus na Terça-feira Gorda (16/02). Na Segunda de Carnaval (15/02), a cidade recebe o cantor Alceu Valença, encerrando a programação de shows na cidade.

Nazaré entra na programação oficial do Carnaval de Pernambuco na quarta-feira (10/02), participando de um grande cortejo de grupos de cultura popular de todas as regiões. Em Nazaré, o desfile está marcado para as 18h. Nos dois dias de cortejo, a cidade receberá o Bloco das Flores, o Afoxé Omo Nilê Oguntá, Maracatu Nação  Raízes de Pai Adão, Troça Carnavalesca Tarados da Sé, Nação Maracatu do Dendê e os Caboclinhos Tapuis Camarás de Camaragibe.

A partir da sexta-feira (12/02), começam a programação de atrações musicais. Passarão por este palco artistas como o Grupo Bongar, Siba e a Fuloresta, Orquestra Contemporânea de Olinda e Alceu Valença, que encerrará a programação de shows.

No último dia do Carnaval (16/02), as ruas do município recebem as ilustres figuras dos caboclos de lança, baianas, catirinas e Mateus, personagens do maracatu. O encontro começa pela manhã cedinho, às 8h, na entrada da cidade. Entre os grupos que se apresentam, está o Cambinda Brasileira, o mais antigo do Estado, fundado em 1898. A apresentação é caracterizada pelo colorido e pelo ritmo rápido dos chocalhos.

0 comentários: