09/02/2010

Banho de frevo, shows e cortejos são destaques em Paudalho

 

O município de Paudalho, na Zona da Mata Norte, tem no frevo – aliás, no banho de frevo – uma das marcas do seu Carnaval. Já na semana pré a cidade participa da2 programação de cortejos de cultura popular promovidos pelo Governo de Pernambuco na quarta-feira (10) e na quinta-feira (11). Já durante o Carnaval, o Pólo do Governo do Estado, montado na Praça Raul Bandeira, no centro da cidade, traz ao público shows de Marrom Brasileiro, Claudionor Germano, Spok Frevo Orquestra e Elba Ramalho, entre outras atrações.

Os cortejos tomam conta do centro histórico de Paudalho nos dois dias a partir das 19h. Na quarta-feira (10), os foliões conferem atrações como Maracatu Nação Estrela, de Olinda, Caboclinhos Cahetés de Goiana, o Boi de Ouro, tradição com mais de 40 anos de história no município e as escolas de samba Ritmo do Samba e Unidos da Primavera, todas de Paudalho. Já na quinta (11), os destaques ficam por conta do Maracatu Almirante do Forte, do Recife, e do Índio Tupinambá, de Itambé, além de tradicionais blocos locais, como o Maria Lavadeira.

Já a programação de palco vai de domingo (14) a terça-feira (16), com shows a partir das 13h, com a Orquestra 22 de Novembro e o frevo dos cantores Marrom Brasileiro e Claudionor Germano. Na segunda (15), a partir das 14h, quem faz a alegria da criançada é o grupo A Barca Maluca, do Recife. À noite, os shows começam a partir das 22h, ao som do pernambucano Almir Rouche e, encerrando a noite, show da cantora paraibana Elba Ramalho. Último dia do pólo, a Terça-feira Gorda marca ainda o encerramento do Carnaval de Paudalho. A partir das 22h, quem anima a festa é a Spok Frevo Orquestra, com sua mistura de frevo com ritmos contemporâneos.

OUTRAS TRADIÇÕES – No domingo, na segunda e na terça do Carnaval, o banho de frevo é uma das tradições que a população da cidade e os turistas da região não podem perder. Ao som das orquestras de frevo, o povo se diverte na Praça de Eventos Pio Guerra, onde a prefeitura monta um sistema especial de canalização para distribuir água misturada a essências de perfumes variados das 12h às 18h. Já a criançada se diverte num momento reservado só para eles: a segunda-feira traz banho de frevo infantil das 9h às 11h.

Além disso, o público pode conferir desfile de boizinhos tradicionalmente no Domingo de Carnaval, e encontro dos maracatus rurais de no centro histórico na Segunda de Carnaval e na Terça-feira Gorda, das 9h às 17h, reunindo grupos de vários municípios da região. Depois deles, é a vez dos caboclinhos invadirem a cidade, desfilando sempre a partir das 19h. O mais antigo caboclinho de Paudalho é o Urubá, com 43 anos. Além dele, outros destaques são os caboclinhos Anambé e Reamar.

0 comentários: