23/02/2010

Eduardo inaugura a primeira das sete escolas técnicas do estado

 

O governador Eduardo Campos (PSB) inaugurou nesta terça-feira (23/02) a primeira das sete escolas técnicas construída no seu governo. O rompimento da fita marcou um novo tempo para o ensino técnico em Pernambuco. eduardo_carpina Ao todo, foram investidos R$ 29 milhões nas escolas que vão oferecer 2.240 vagas para o ensino técnico de uma só vez.


Ao lado do prefeito Manoel Botafogo, Eduardo foi recebido com festa por alunos e professores. Ao chegar na escola Maria Eduarda Ramos de Barros, em Carpina, houve uma grande queima de fogos. Ao falar, lembrou do longo caminho para que o ensino técnico em Pernambuco fosse reconstruído: “Só hoje, estamos criando mais vagas de ensino técnico do que existiam em 2007, quando encontramos apenas 1.700 alunos matriculados. “Além das novas unidades, reabrimos importantes instituições que estavam fechadas como a Etepam e, em parceria com o Governo Federal, estamos erguendo mais cinco escolas que começam a funcionar ainda este ano”, garantiu Eduardo, ao falar na quadra da escola.


A escola de Carpina leva o nome de Maria Eduarda Ramos de Barros, em homenagem à garota carpinense assassinada por engano no Recife em 2008. A unidade  está oferecendo cursos de Comércio (no eixo Gestão de Negócios) e Rede de Computadores (no Eixo de Informação e Comunicação). Os investimentos do Tesouro do Estado foram da ordem de R$ 3,9 milhões.


Eduardo ressaltou que a retomada do ensino técnico é fundamental para que os pernambucanos se preparem para o novo momento econômico que o estado atravessa. “Todo o pernambucano terá a oportunidade de se qualificar e se capacitar. Este é um grande passo no sentido de fazer com que os milhares de novos empregos que chegam ao Estado fiquem com os Pernambucanos”, afirmou o governador.


Os prédios da novas escolas obedecem a um padrão. Têm cerca de 5.200 m² de área construída com 12 salas, oito laboratórios, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva com vestiário, refeitório, cantina e área de convivência. Cada escola vai iniciar o ano letivo oferecendo ensino técnico a 320 alunos, sendo 160 matriculados na modalidade de ensino médio integrado ao profissionalizante e a outra metade cursando o ensino técnico seguinte.


“Eduardo prometeu reconstruir o ensino técnico no Estado e está fazendo isso. Além de garantir a estrutura física, estamos zelando pela formação humana para que os alunos saiam das escolas como cidadãos, protagonistas de suas vidas”, lembrou Danilo Cabral, secretário de Educação.


MAIS TRABALHO – Em Carpina, Eduardo ainda assinou convênios de cooperação técnica com o município para a implantação do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e para a construção da Academia das Cidades. Antes de deixar a cidade, o governador e sua comitiva visitaram a unidade mista de saúde, Francisco Chateubriand. Carpina foi a primeira parada de uma maratona administrativa que o governador vai cumprir na Zona da Mata Norte: Eduardo ainda passou por Aliança, Timbaúba, Ferreiros e Camutanga.

0 comentários: