27/01/2010

Vitória de Santo Antão assina termo e adere ao Pronasci em Brasília

 

O município de Vitória de Santo Antão formalizou nesta terça-feira (26) sua entrada no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - Pronasci -, do Ministério da Justiça. Foram assinados os termos de outras 19 cidades na manhã de hoje vitoria-santo-antao em Brasília.


Assinaram o termo municípios selecionados após pesquisa sobre o Índice de Vulnerabilidade Juvenil, encomendada pelo ministério. O estudo identificou regiões onde os adolescentes estão mais desprotegidos e expostos à violência.


Com a adesão, prefeituras podem apresentar projetos de prevenção à violência que serão financiados pelo Governo Federal. O investimento será de acordo com o número de propostas. Em troca, as prefeituras se comprometem a criar um Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública, com a presença das polícias civil e militar, corpo de combeiros e outros órgãos, e a implementarem um plano municipal de segurança, entre outras condições.


Também assinaram o termo os municípios de Arapiraca/AL, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas/BA, Linhares e São Mateus/ES, Açailândia e Imperatriz/MA, Marabá/PA, Garanhuns, Petrolina/PE, Toledo/PR, Araruama, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes e Japeri/RJ, Teresina/PI.


Até 2011, o Pronasci deve investir R$ 6,7 bilhões em segurança pública. O público-alvo é formado por jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, presos e os que já cumpriram pena. O programa já abrange mais de 150 municípios em 22 unidades da federação.

0 comentários: