27/01/2010

Exemplo de unidade em almoço

Do Diário de Pernambuco

Como pode um simples almoço reunindo amigos, se transformar num fato político significativo? Foi o que ocorreu, ontem, no aniversário da deputada estadual tucana Terezinha Nunes, festejado no Spettus da Agamenon Magalhães. Cerca de 250 pessoas de variadas tendências disseram sim à convocação da assessoria da terezinha parlamentar. Até o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, compareceu, obviamente sem falar em política. Num passe de mágica, Terezinha deu uma ordem unida, como se diz no linguajar castrense, à oposição pernambucana para se manter acesa nesta sucessão presidencial e estadual.


Um Jarbas Vasconcelos (PMDB) otimista e loquaz, um Marco Maciel (DEM) confiante na vitória de Serra sobre a ministra Dilma Rousseff e um Sérgio Guerra (PSDB), minimizando a declaração do presidente Lula, que o chamou de babaca, fizeram questão de prestigiar a aliada tucana. "Não me senti ofendido", desconversou Guerra. Ele não foi britânico à convocação, pois chegou praticamente ao final do almoço. O prefeito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB), chegou atrasadíssimo, mas a tempo de marcar presença na festança oposicionista.


O deputado Roberto Magalhães (DEM) reafirmou sua retirada da vida pública. Ele, questionado para uma eventual disputa para o governo de Pernambuco, reagiu bem humorado: "nem se for no plano C". Isto se se confirmar mesmo que Jarbas não enfrentará o governador Eduardo Campos (PSB). Outro bem humorado era o deputado federal Edgard Moury Fernandes, deixando claro que seu PMDB não é o PMDB de Michel Temer, ou seja, não vota na menina dos olho de Lula, uma neófita na política e em campanha eleitoral, que se prenuncia plebiscitária, como querem os marqueteiros do presidente.


Deputados estaduais adversários ferrenhos em sua terra natal (Macaparana, na Mata Norte), Maviael Cavalcanti (DEM) e Antonio Moraes (PSDB) deram mais força ao evento, juntamente com as deputadas Miriam Lacerda (DEM) e Jacilda Urquiza (PMDB). O ex-prefeito de Caruaru, Tony Gel, agora vereador, está animado para retornar à Câmara dos Deputados.


Confiante - O ex-governador Mendonça Filho, outro comensal, reiterou que tem sólidas esperanças da candidatura de Jarbas a governador, mas deixou claro que a decisão só deve ser tomada no momento certo, sem pressões descabidas. "Jarbas une toda oposição", insistiu Mendoncinha. Em todas as conversas informais ouvidas pelo Diario, uma unanimidade: a quase certeza de que Jarbas não tornará irreversível sua posição de não disputar a sucessão estadual de 2010. Nas sucessivas entrevistas, ontem, Jarbas, apesar da loquacidade, manteve o mistério e o suspense se deverá atender ao apelo de José Serra para fortalecer seu palanque em Pernambuco.

0 comentários: