13/01/2010

TCE lança desenho animado sobre fiscalização dos gastos públicos

 

Já está disponível no site do TCE e da Escola de Contas (www.tce.pe.gov.br/escola) o desenho animado “Lição de Cidadania”, que aborda noções sobre o tema e ensina como o Tribunal fiscaliza os recursos públicos.


Destinado a estudantes das últimas séries do ensino fundamental, o filme tem a BANNER_DESENHO duração de 12 minutos e é uma adaptação de uma animação desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Mato Grosso, que foi cedida ao TC pernambucano através de um termo de cooperação técnica.


Utilizando crianças como personagens e uma linguagem lúdica e acessível, o “Lição de Cidadania” ensina como são captados os recursos públicos através do pagamento de tributos, além de abordar noções sobre prestações de contas, funções dos conselheiros, multas aplicadas pelo TCE e como contatar a Ouvidoria da instituição, entre outros assuntos.


A ideia de realizar a adaptação do desenho foi do conselheiro Valdecir Pascoal, que dirigiu a Escola de Contas até dezembro do ano passado (gestão do conselheiro Severino Otávio na presidência do TCE). A animação está sendo exibida nas apresentações do programa TCEndo Cidadania: no Fórum, nas Capacitações dos conselhos municipais e nas palestras do Escola de Cidadania, projetos da Escola de Contas que visam estimular a participação da sociedade na fiscalização dos recursos públicos em todo o Estado.


De acordo com o técnico de auditoria Marconi Muzzio, coordenador do programa, o retorno do público nesses eventos tem sido positivo. “A sensação dos voluntários que trabalham nos fóruns e nas aulas é a de que o desenho teve uma boa receptividade porque resume clara e objetivamente o conteúdo do TCEndo Cidadania”, destacou o técnico.


A animação realizada pelo TCE-MT teve a coordenação geral da secretária especial de articulação institucional Cassyra Vuolo e a produção de Gustavo Goose e Milton Toller.

0 comentários: