13/01/2010

Pernambucano sobrevive ao terremoto do Haiti e fala sobre a tragédia

 

Pernambuco tem uma vítima falta e um sobrevivente no terremoto que atingiu a cidade de Porto Príncipe, no Haiti. O sargento Davi Ramos de Lima, 37 anos, natural de Garanhuns, servia no 5º Batalhão de Infantarias Leves, sediado em Lorena, São Pcb4876c9a3554d6df2321269af59f989aulo, e não resistiu à tragédia que vitimou também a coordenadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns,haiti de 73 anos.

O sobrevivente pernambucano é Ricardo Felipe Couto de Araújo, 37 anos. Ele é tenente da Polícia Militar e viajou para o Haiti no último dia 26 de dezembro. Ricardo deixou um depoimento na sua página no Orkut, informando que está bem. Veja a mensagem na integra:


“Senhoras, senhores, meus amigos, minha família:


Venho através do orkut comunicar que estou bem, porém em um estado que nem eu mesmo sei explicar. Tudo aconteceu muito rápido por aqui, eu estava na log base da Minustah, do outro lado da cidade, quando quartel general de lá desabou com seis andares...havia muita gente no local e até agora só conseguimos resgatar poucos brasileiros, militares do exército e inclusive um security está lá ainda, nos escombros...O terremoto teve seu epicentro em Carrefour e sua intensidade atingiu a grandiosidade 7,5 na escala correspondente...Estamos trabalhando sem parar, toda a cidade, eu disse toda, foi destruída literalmente, existem muitos mortos e feridos. Montamos uma base para ajudar a população, mas nada mais está funcionando: eletricidade, água potável, nada... Voltamos à estaca zero e provavelmente poderemos acionar o plano de evacuação. Que Deus me ajude e que vocês me dêem forças para isso...Nunca passei nada parecido em minha vida, estou estarrecido, o mundo balançou a minha volta e a sensação é terrível. Por favor, avisem a todos que me conhecerem que estou bem e vou fazer de tudo para ajudar por aqui com muito orgulho - carrego com muito orgulho a bandeira de nosso país.... Não acreditem em tudo que vêem na imprensa, estamos trabalhando muito. Obrigado pela preocupação e por todo carinho dispensado. Não sei mais quando vou dar noticias, pois estou usando a base de operações para isso. Um abraço e que deus me dê forças para não decepcionar vocês, nem a minha família. “


Ten Couto Minustah

 
Segundo o Ministério da Defesa, há 1.266 militares brasileiros no país, e quatro mortes já foram confirmadas. Além do pernambucano Davi Ramos, morreram no tremor: o primeiro-tenente Bruno Ribeiro Mário, o soldado Antonio José Anacleto e o soldado Tiago Detimermani. Informações indicam que 11 brasileiros estão mortos e nove feridos no local.

0 comentários: