13/01/2010

Prominp inicia nova capacitação em Escada

 

O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PROMINP), em parceria com a Prefeitura de Escada e o Governo do Estado, iniciou nessa segunda-feira (11/01), o reforço escolar de língua portuguesa e matemática de 798 pessoas beneficiárias do Programa Bolsa-Família. Todos os alunos são do município de Escada e participaram de uma seleção e nivelamento realizados no final de 2009.

A aula inaugural foi realizada no dia 04 de janeiro e os inscritos estão recebendo reforço escolar dos conhecimentos básicos em língua portuguesa e matemática. Os encontros são realizados durante cerca de 50 diasprominp, totalizando  100 horas/aula. O objetivo é capacitar a população local para ter condições de fazer a prova da seleção pública do Prominp, prevista para ser realizada em março ou abril deste ano.

Sendo aprovados nesta prova, os jovens participarão de uma qualificação profissional, para trabalharem nas obras da Refinaria Abreu e Lima, que está se implantando no Complexo Industrial de Suape. A expectativa é que até meados de 2010 mais de 4 mil pessoas estarão qualificadas para atuar nesses empreendimentos.

“Com essas aulas os jovens escadenses vão estar mais preparados para entrar no mercado de trabalho. Nosso objetivo é que eles aproveitem o máximo os professores, para estarem seguros na prova do Prominp”, afirmou a gestora do Programa Bolsa Família de Escada, Maria Auxiliadora Medeiros, que também é presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e Estância de Controle Social do Programa Bolsa Família.

Os encontros são realizados das 18h às 21h30, em sete escolas da rede municipal de ensino. O material didático é fornecido pelo Governo do Estado e o lanche pelo Sesi-Escada. Para o prefeito Jandelson Gouveia, a capacitação vai garantir que mais escadenses entrem no mercado de trabalho. “Na última seleção que o Prominp fez, vários jovens foram aprovados e hoje estão trabalhando em Suape, garantindo a geração de renda de suas famílias. Não tenho dúvidas que estas novas turmas vão repetir o sucesso anterior”, disse.

PROMINP – O total de investimento para o reforço escolar foi de R$ 16 milhões. Os recursos deverão ser bancados pelo Tesouro estadual, Petrobras e algumas empresas contratadas para fazerem as obras da refinaria. Além de Escada, as aulas e capacitações são realizadas em outros municípios do território estratégico de Suape: Cabo, Ipojuca, Moreno, Jaboatão, Sirinhaém, Barreiros e Rio Formoso.

0 comentários: