27/01/2010

No interior também tem carnaval

 

A expectativa é receber 800 mil turistas em 12 dias de carnaval - contando a semana pré-carnavalesca - e, embora o maior número de visitantes ainda fique concentrado na Região Metropolitana do Recife e em algumas praias do Litoral Sul, a estratégia de divulgação escolhida pelo Governo de Pernambuco neste ano é dar papangu destaque às diferentes manifestações culturais típicas desta época do ano em vários municípios do interior.

A campanha na TV começou no último domingo e segue até o dia 11 de fevereiro. Além de Olinda, Recife e Porto de Galinhas e da maior atração, o Galo da Madrugada, vai chamar o visitante para conhecer o carnaval em Nazaré da Mata, Águas Belas, Goiana, Salgueiro, Vitória, Belém do São Francisco, Triunfo, Bezerros, Pesqueira, Petrolina, Itamaracá e Porto de Galinhas.


Nos quatro vídeos, o ator e apresentador Marcelo Adnet encontra amigos num bar, depois do carnaval, e fala da diversidade que viu em Pernambuco. Empolgado, Adnet fala do frevo, do Galo da Madrugada e também de manifestações como papangus, caiporas e caretas, desafiando os companheiros a conhecerem e aproveitarem tudo que o estado oferece nos quatro dias de folia.


"Além do Nordeste, está passando em São Paulo, Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Distrito Federal, de acordo com cada mercado. No Sudeste e no Centro-Oeste, vai passar mais a de Recife, Olinda, Galo da Madrugada e Porto de Galinhas. Mas vamos aproveitar para divulgar as várias opções que o turista tem no carnaval", explica o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Gilberto Pimentel.


Gringos - O investimento na campanha publicitária foi de R$ 3,6 milhões, com expectativa de atrair 8% mais turistas para o carnaval em 2010. Dos 800 mil turistas esperados este ano, entre 12% e 15% devem ser estrangeiros. "Não fazemos este tipo de mídia no exterior, focando apenas o carnaval. Mas em feiras e eventos com operadores, divulgamos como mais um atrativo. Estamos com receptivos no Porto do Recife, no Aeroporto e no TIP,com material para receber bem o turista", completa Pimentel.


Entre os visitantes de fora do país que chegam a Pernambuco durante o verão, até o mês de abril, Gilberto Pimentel ressalta, além dos norte-americanos e portugueses (principais nacionalidades), os turistas da Escandinávia, que têm chegado através de um voo charter vindo da Finlândia. "São 130 passageiros por semana que chegam da Finlândia, da Dinamarca e da Suécia. Além dos voos charters, a TAP também tem sido importante para atração de turistas europeus, pois diminuiu o tempo de conexão entre os voos para o Brasil", destaca o presidente da Empetur.


Os hotéis (alguns com lista de espera) comemoram a ocupação e aprovam o investimento em publicidade. "A divulgação tem que ter continuidade, porque consolida o destino no imaginário do turista. O carnaval de Salvador é muito bom e quem for, vai escutar axé e pagar para sair nos blocos. No Rio de Janeiro, o turista também vai aproveitar, vai ter samba e vai pagar para ver as escolas de samba. Em Pernambuco, temos um carnaval de rua, com grande diversidade cultural, em várias regiões do estado e de graça. Esse é o nosso diferencial", diz o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco, José Otávio Meira Lins.

0 comentários: