27/01/2010

Relíquias de Dom Bosco passa por Carpina

 

Ontem foi motivo de bastante alegria para os Católicos da cidade de Carpina e região. O colégio Salesiano, Padre Rinaldi, em Carpina, no bairro de São José, recebeu, pela primeira vez em sua história, a urna com as relíquias do italiano Dom Bosco, o santo "mestre e pai da juventude". DSC04170

A urna, em alumínio, bronze e cristal, traz uma estátua do padre em tamanho natural e acomoda dentro dessa imagem numa caixinha de zinco, a mão direita de Dom Bosco e um dos ossos do braço. Muitas pessoas acompanharam a passagem da urna pela cidade, que ficou abrigada no Colégio Salesiano e a noite partiu em procissão, pelas ruas da cidade do Carpina, até a igreja Matriz de São José, no Centro, onde houve uma vigília até a meia-noite. Na manhã de hoje foi realizado uma missa, com a presença de mil pessoas aproximadamente.

O rosto da imagem exibida foi esculpido em cera a partir de uma máscara mortuária. A estátua é uma réplica da que se encontra na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, na Itália, onde estão guardados os restos mortais de Dom Bosco. A urna que 08 chegou ao Recife está em peregrinação no país desde o ano passado. Em julho de 2009, ela foi levada para o extremo sul do continente americano, na região da Patagônia, e chegou ao Brasil no dia 16 de novembro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Depois de passar por vários lugares do país, a urna chegou em Pernambuco no último dia 24. Passou por Lajedo, Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes e pela Várzea, na Zona Oeste do Recife.

As relíquias de Dom Bosco devem percorrer 130 países onde existem a presença de salesianos. Ela ficará em solo pernambucano até o dia 28 e depois segue para João Pessoa, na Paraíba. Essa peregrinação vai acontecer até o bicentenário do santo e faz parte de um projeto idealizado pelo padre Pascual Chávez Villanueva, 9º sucessor de Dom Bosco e superior geral da Congregação Salesiana. No Nordeste, ela ainda vai ser exibida no Rio Grande do Norte e no Ceará.

Hoje a urna seguiu para o Recife, onde ficará no Santuário Salesiano do Sagrado Coração, no bairro da Boa Vista, e amanhã seguirá para a cidade de Gravatá.

0 comentários: