11/01/2010

Aluno novato deve confirmar matrícula a partir de 2ª feira

 

Começa nesta segunda-feira o período de confirmação de matrículas na rede estadual de ensino. Até sexta-feira, 15, estudantes novatos que fizeram a pré-matrícula pela internet ou telefone, no fim do ano passado, deverão se dirigir às escolas de interesse para garantir a vaga no ano letivo de 2010. Já quem perdeu a pré-matrícula não ficará sem estudar. A Secretaria Estadual de Educação dará uma nova chance aos retardatários entre os próximos dias 20 e 22 para as vagas remanescentes. Ao todo, 195,5 mil novas matrículas, da Região Metropolitana do Recife (RMR) ao interior, serão oferecidas na rede este ano.


Segundo a gerente de organização educacional da Seduc, Ângela Leocádio, todos os pré-inscritos devem confirmar a matrícula já que, no período de pré-matrícula, os boletins escolares ainda não haviam sido divulgados. Além disso, é necessário entregar documentos obrigatórios para efetivar o interesse na vaga. "Qumatricula_painelem fez a pré-matrícula tem que retornar à escola, porque o ano letivo não tinha sido concluído. Janeiro é exatamente para comprovar que o aluno realmente passou de ano", justificou.


Vale lembrar que o procedimento de confirmação da matrícula é válido somente para alunos egressos da rede particular, de outra escola da rede pública ou aqueles que estão pela primeira vez no ensino estadual. Candidatos de cinco municípios da RMR (Itamaracá, Itapissuma, Araçoiaba, Ipojuca e Moreno) e do interior, que fizeram a pré-matrícula na própria escola, também devem voltar à unidade para confirmar a reserva. Veteranos têm a matrícula efetuada automaticamente.


Para a confirmação, o aluno deve levar, como documentação obrigatória, a certidão de nascimento, comprovante de residência com CEP e o requerimento de matrícula assinado pelo pais e/ou responsável ou pelo estudante maior de 18 anos. Também são necessárias duas fotos 3x4, além de cópia de RG e CPF (se for maior de 18 anos). No caso de menor de 18 anos, o responsável deve levar documento de identidade. Alunos do ensino fundamental 1 (1ª ao 5º ano) devem portar o comprovante de vacinação, como documento opcional.

 
Os horários para efetivação da matrícula dependem do funcionamento de cada unidade de ensino, mas geralmente isso já é agendado na pré-matrícula. Já os retardatários poderão procurar a escola de interesse somente entre os dias 20 e 22 de janeiro e verificar se ainda sobram vagas.

0 comentários: