04/01/2010

2010 iniciará com muitas obras. Diz Severino Cavalcanti

 

Severino-Cavalcanti1-197x300 A crise econômica mundial fez com que o Governo Federal tomasse em 2009 medidas que afetaram em cheio o repasse de recursos às prefeituras municipais brasileiras. E com João Alfredo não poderia ser diferente. Esta redução drástica fez com que a programação de governo do prefeito Severino Cavalcanti ficasse prejudicada, privando os joãoalfredenses de vários benefícios em se tratando de obras e serviços públicos. Some-se a isso algumas dívidas deixadas pela gestão anterior, a exemplo do INSS, não permitindo que a municipalidade obtivesse certidão negativa de débitos, documento imprescidível para a obtenção de recursos federais.

Desta forma, Severino Cavalcanti foi obrigado a tomar decisões consideradas impopulares, como a demissão de mais de cem funcionários e redução de gratificações e outras vantagens. A compra de equipamentos e ordens de serviços foram reduzidas. As festas foram realizadas sem grandes atrações como em anos anteriores, apesar do sucesso alcançado em todos os eventos promovidos.

O que faltou em obras concretas, sobrou em organização administrativa, onde a prefeitura termina o ano com as finanças controladas e com todas as certidões negativas conquistadas. Além do mais, nota-se um avanço em todas as áreas, especialmente na Educação, onde a Merenda Escolar mostra qualidade igualando-se ao processo ensino-aprendizagem. A Saúde marcou tento nas campanhas de vacinação e no funcionamento da Unidade Mista Joana Amélia Cavalcanti. A Agricultura ressurgiu das cinzas e promete muita ação no próximo ano. A Ação Social deu um salto na qualidade dos serviços. A Viação e Obras cuidou da limpeza urbana e serviços essenciais de infra-estrutura  como nunca.

Desta forma, ao final do ano 2009, Severino Cavalcanti afirma que “com esforço e dedicação muito foi feito e nos próximos anos muita coisa será feita.” Há dois dias  o prefeito esteve em Brasília-DF aonde assinou vários convênios com alguns ministérios, dentre os quais o Ministério das Cidades, com recursos para a pavimentação e saneamento básico das principais ruas da cidade.

Nos próximos dias serão construídos nos Bultrins (Bairro Mãe Rainha) a Academia da Cidade, a Agência do INSS e uma fábrica de Azeite, esta última empregará mais de cem pessoas. A Compesa estará concluindo os trabalhos de ampliação e reforço da rede de distribuição d’água  até o final de fevereiro, para alívio dos moradores da periferia que terão o chamado “precioso líquido” em suas residências. A pavimentação da rodovia que liga João Alfredo a Salgadinho será iniciada em março. Na Rua Maria Aliete Soares, próximo à Escola Jarina Maia, será instalado um Posto do Ciretran.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, já liberou considerável recurso para o começo da construção do Distrito Industrial, obra que terá inicialmente 42 galpões, constituindo-se na consolidação de João Alfredo como pólo moveleiro.

A proximidade com os governos de Lula e Eduardo Campos e a ação do deputado federal Eduardo da Fonte (PP), dão a base para a alimentação dos projetos para obras no município, que entrou num rumo de estabilidade e ampliação de obras. E o prefeito Severino Cavalcanti faz questão de ressaltar o apoio da grande maioria dos vereadores,que não mediram esforços no atendimento às proposições do Executivo no tocante às suplementações orçamentárias e outros pleitos. “João Alfredo será um verdadeiro canteiro de obras no ano vindouro.” Assegurou o prefeito.

0 comentários: