21/06/2012

Sérgio Murilo foi um dos homenageados da Alepe

Sérgio Murilo Santa Cruz e Silva foi um dos deputados que foram homenageados, nesta quarta-feira (20), pela ALEPE (Assembléia Legislativa de Pernambuco). A solenidade aconteceu no plenário do Palácio Joaquim Nabuco.sergio_murilo

Alepe empossa, simbólicamente, deputados cassados durante ditadura

Murilo foi deposto do estado durante o regime militar, nos anos 60, fugindo com sua família para o estado do Rio de Janeiro. Os militares o acusavam de ser um comunista. Sérgio Murilo Voltou logo depois ao Recife vestido de padre, onde passou um período escondido em casa de amigos, que o convencem a se entregar. Preso 13 vezes, teve seus direitos políticos cassados por 10 anos.

Falecido no ano de 2010 Sérgio foi representado por Sérgio Murilo Santa Cruz e Silva Júnior, filho

Histórico - Advogado criminalista e deputado estadual e federal combativo, Sérgio Murilo Santa Cruz, nasceu em Carpina (PE) em 1931. Nos anos 60 é perseguido pelos militares, acusado de comunista e foge com a família para o Rio de Janeiro. Volta logo depois ao Recife vestido de padre, onde passa um período escondido em casa de amigos, que o convencem a se entregar. Preso 13 vezes, teve seus direitos políticos cassados por 10 anos.

Em 74 foi eleito Deputado Federal e considerado pelo Diap o deputado mais influente na Câmara. Reelegeu-se nas eleições de 1978 e 1982. Foi um dos articuladores da Aliança Democrática, que propiciou a candidatura de Tancredo Neves a Presidência, no Colégio Eleitoral (1985). A última eleição que disputou foi em 1986, quando tentou o quarto mandato federal pelo PSC. Teve 20.527 votos.

A única eleição majoritária disputada por Sérgio Murilo foi pela Prefeitura de Recife em 1985. Uma disputa muito dura e definitiva. O embate com Jarbas, ambos filiados ao PMDB, começou nas prévias do partido para a escolha do candidato a Prefeito, cinco meses antes das eleições. Sérgio Murilo pertencia ao grupo dos “moderados”, encabeçados pelo ex-ministro Marcos Freire, que defendiam uma aliança com o PDS e o PFL do então governador Roberto Magalhães e do senador Marco Maciel. Jarbas liderava o grupo que defendia a ruptura com os “aliados dos militares”. Em 85, Jarbas perdeu a indicação do PMDB e se filiou ao PSB para disputar a eleição.

Após o embate, Sérgio Murilo troca o PMDB pelo PSC e não renova o mandato de deputado. Logo em seguida, por recomendação médica, abandona a política e passa a se dedicar exclusivamente à advocacia. Grandes causas marcaram sua vida de criminalista no Estado. Era considerado o mais combativo e atuante advogado da época. Apesar do título, destinava alguns dias da semana em seu escritório nas Graças pra atender aos mais humildes. Alguns de seus júris foram televisionados e fizeram história no Recife.

Trabalhou até o ano 2000, quando o avanço do mal de Parkinson e de Alzheimer o deixou impossibilitado. No dia 17 de Fevereiro de 2010 o ex-deputado faleceu, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Ele estava internado no Hospital Português há uma semana para tratar uma infecção pulmonar. Mas o organismo já muito debilitado pelos mal de Parkinson e mal de Alzheimer não resistiu ao tratamento.

0 comentários: