05/06/2012

Formação de cooperativas pode garantir funcionamento de usinas

A crise financeira e o fechamento de várias usinas nos estados nordestinos reúnem executivos das entidades dos fornecedores de cana da região para analisarem medidas a fim de viabilizar a manutenção do setor. A formação de cooperativas de produtores, por exemplo, é uma das ações que serão abordadas no encontro da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida). O evento será realizado nesta terça-feira (05), no Recife, às 10h, na sede da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP).

Os dirigentes vão elaborar diretrizes que nortearão a proposta de criação de cooperativas que terão a função de administrar unidades industriais nos estados onde estão fechadas ou em dificuldades de manutenção. As propostas dos produtores serão apresentadas à direção regional do Banco do Nordeste. O encontro com a instituição bancária já tem data marcada e será realizada na próxima semana, no estado do Ceará.

Segundo Alexandre Andrade Lima, presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana, entidade regional que integra todas as associações estaduais do setor na região, várias usinas estão fechando em função de dificuldades financeiras. “Não podemos ficar apenas observando a situação, temos de fazer alguma coisa”, diz, ressaltando que a situação prejudica diretamente os produtores que fornecem para as usinas.

Além da criação de cooperativas, as lideranças dos produtores também vão debater sobre a modernização da Lei Nacional da Produção Açucareira, além da busca de apoio político para sensibilizar a presidente Dilma Rousseff para sancionar Medida Provisória que concede subvenção econômica para o setor. E, por fim, ainda será debatida sobre as consequências na produção nordestina de cana de açúcar em consequência do veto presidencial parcial ao novo Código Florestal.

0 comentários: