07/06/2012

“Brasil só investe 6% em saúde.” Diz Cavalcanti

 maviaelcavalcanti (1)O deputado estadual Maviael Cavalcanti (DEM) repercutiu um artigo, publicado no Jornal O Estado de São Paulo, na sessão realizada nesta quarta-feira (06), na Assembléia Legislativa. O parlamentar afirmou que o texto se baseia em levantamento recente feito pela Organização Mundial da Saúde. Segundo a OMS (Orgnização Mundial de Saúde), apesar do Brasil ser a sexta economia do mundo, os gastos com o setor estão abaixo da média mundial.

Para o deputado, a situação é preocupante, pois o desenvolvimento econômico depende do social. Maviael informou que, de acordo com o artigo, na média internacional, os gastos com saúde são da ordem de 14% dos orçamentos nacionais mas, no Brasil, a taxa gira em torno de seis por cento. Além disso, o texto revela que, nos países desenvolvidos, um terço dos custos do setor é pago pelos cidadãos, mas no Brasil 56% dos gastos vem dos contribuintes. Situação semelhante ocorre apenas em 30 dos 193 países-membros da ONU.

O parlamentar também salientou o fato de que, nos países europeus, o investimento por cidadão chega a ser dez vezes superior ao do Brasil. E, mesmo na Grécia, que hoje vive uma grande crise, são destinados seis vezes mais recursos a cada morador que no Brasil. Outro dado retirado do texto por Maviael Cavalcanti é que a média brasileira de 26 leitos hospitalares por 10 mil habitantes é igual à de países como Tonga e Suriname. Cerca de 80 nações têm um índice melhor que o do Brasil.

0 comentários: