21/06/2012

Alepe empossa, simbólicamente, deputados cassados durante ditadura

Os deputados estaduais cassados na ditadura militar foram20281a reempossados, nesta quarta (20), num ato simbólico, na Assembleia. A proposição partiu do líder do governo na Casa, Waldemar Borges (PSB). No período de 1964 até 1986, 25 mandatos conferidos pela livre vontade do eleitor foram interrompidos por atos institucionais. Entre os deputados cassados, 11 Já morreram. Na homenagem, a Assembleia restituiu o diploma de posse, aos próprios parlamentares, ou aos seus representantes, simbolizando a devolução do mandato.

O presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa (PDT) abriu a cerimônia salientando que a homenagem é justa, oportuna e cheia de humanismo, e a Casa Joaquim Nabuco tem orgulho de afirmar sua solidariedade aos cassados, às famílias e à sociedade pernambucana.

Waldemar Borges destacou que a iniciativa é uma forma de expressar a rejeição a atos antidemocráticos como os ocorridos na ditadura militar. Para o deputado, o Legislativo deu o primeiro passo, pagando um tributo a todos que sofreram e suportaram o peso da violência, por acreditar no renascimento da liberdade.

Entre os cassados, há nomes de grande projeção, como o do ex-deputado federal Egídio Ferreira Lima. O homenageado falou em nome de todos, e ressaltou que o Brasil de hoje é bem diferente do de ontem, pois mostra que está vocacionado para se tornar admirado por todos os povos. Outros homenageados na solenidade foram o atual presidente do PMDB estadual, Dorany Sampaio, e o vereador do Recife, Liberato Costa Júnior, além de Sérgio Murilo Santa Cruz e Geraldo Pinho Alves, já falecidos, e Harlan Gadelha.

0 comentários: