26/03/2012

Inauguração: Timbaúba ganha Câmara de reconciliação

Os 70 mil habitantes de Timbaúba, cidade da Mata Norte do estado, geram 200 tjpeprocessos por mês, distribuídos às duas Varas do foro local. O movimento forense é, portanto, grande, o que já motivou a instalação da Faculdade de Ciências de Timbaúba (Facet), com um núcleo jurídico. Para melhorar, o presidente do TJPE, Jovaldo Nunes, instalouna semana passada uma Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem, o que, segundo o coordenador de Direito da Faculdade, Guttemberg Marques Cabral, “contribuirá para o desenvolvimento econômico e social, e para a paz da comunidade”.

A câmara funcionará no núcleo judiciário da Facet. “Não fiz outra coisa na vida senão cuidar da Justiça”, disse, na solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça, Jovaldo Nunes. “Temos uma vontade enorme de trabalhar e um entrave maior ainda, que é a burocracia do serviço público”, ele acrescentou, para finalizar com esperança: “Este ato, aparentemente pequeno, diminuirá minha angústia e a importância desta Câmara será vista no futuro, através do desenvolvimento dos alunos”.

Muitas presenças de destaque na solenidade, tanto no âmbito jurídico quanto no setor de educação. Além do presidente Jovaldo Nunes estavam lá o juiz Ruy Trezena Patu, coordenador adjunto das Centrais de Conciliação, Mediação e Arbitragem e os juízes locais: Luiz Arthur Guedes Marques, diretor do foro e Andre
Rafael (juiz de Ferreiros).

Ainda presentes o diretor presidente da Facet, Erico Tavares de Souza, o diretor geral Luiz Rodrigues de Souza, o coordenador da Câmara, Manoel Gerônimo de Melo Neto, o coordenador do Núcleo Judiciário, Erivaldo Henrique de Melo Medeiros e o promotor de Justiça João Elias da Silva Filho. Ainda o professor Adriano Henrique, o vereador Josinildo Barbosa e o jornalista Antonio Apolinário, representado o prefeito Marinaldo Rosendo. Este, que estivera no Recife a serviço, retornou a tempo de participar do coquetel oferecido pela Facet.

0 comentários: