O município de Paudalho será o primeiro do Brasil a receber a expedição “Ciência, educação e cultura para a saúde e a superação da pobreza”, no período de 23 a 27 de janeiro de 2012. Promovida em parceria pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Espaço Ciência e Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, a iniciativa leva à cidade da Zona da Mata Norte pernambucana curso de férias, programação cultural e atividades de integração de arte e cidadania.
A ação, ao mesmo tempo em que comemora o centenário das expedições do Instituto Oswaldo Cruz aos sertões do Brasil (1911 a 1913), se insere no macro projeto “Saúde, Ciência e Educação contra a miséria”, que tem como objetivo principal apoiar inter setorialmente as ações do Plano Brasil sem Miséria, do Governo Federal. A partir dessa experiência em Paudalho, será discutida a implantação do projeto em outras cidades do país.
As atividades
Pela primeira vez o Espaço Ciência oferece curso de férias na temática da saúde, a partir da realidade das doenças negligenciadas. Isso se tornou possível pela parceria com a Fiocruz Pernambuco e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), através do Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas (Sanar), que no estado combate o tracoma, doença de Chagas, hanseníase, filariose, esquistossomose, helmintíase e tuberculose.
Intitulado “Saúde é o que interessa, doença é que não presta”, o curso tem o objetivo de despertar nos participantes - professores da educação básica, alunos do 8º e 9º ano e agentes de saúde do município - o interesse pela ciência e discutir a importância da pesquisa em saúde. Com 40 horas/aula, será realizado no Colégio Estadual Confederação do Equador. A aula inaugural será ministrada pela diretora do Instituto Oswaldo Cruz – RJ, Tânia Araújo e ao longo da semana pesquisadores da Fiocruz PE realizam experimentos, trabalhos de campo, palestras e debates sobre esquistossomose e tuberculose. Haverá também oficinas sobre “Ciência e Saúde na Música”, “Saúde é sem lixo”, “Cordel e Ciência” e “Como fazer uma notificação de qualidade”.
Paralelamente, o Colégio Municipal do Paudalho será palco do fórum “Ciência, educação, cultura para a saúde”, aberto à participação do público. Na programação, exposição sobre a doença de Chagas, mostra de vídeos, rodas de diálogo com a população local, lideranças e profissionais de diversas áreas para debater os desafios da saúde, da educação e da superação da pobreza. Tendas de artes, saúde e brincadeiras, entre outras atrações, serão disponibilizadas na unidade de ensino e seu entorno, durante os cinco dias do projeto.
A ideia é promover a máxima integração de profissionais das áreas de educação, saúde, cultura e assistência social e identificar ações que possam dar continuidade ao trabalho iniciado com esta expedição, além de propiciar espaços de reflexões sobre saúde e ciência e potencializar ações de arte para a promoção da saúde e consolidação da cidadania.
0 comentários:
Postar um comentário