20/07/2011

MAIS DE 700 MIL ALUNOS VOLTAM ÀS AULAS APÓS O FIM DAS FÉRIAS DE JULHO

Mais de 700 mil alunos da rede estadual de ensino se despedem do recesso de julho e voltam às aulas para dar continuidade ao ano letivo de 2011. Atualmente, a rede atende a 839.209 alunos nas 1.112 unidades distribuídas em todo o Estado. Do total de escolas, 94% retornam às aulas nesta quarta-feira (20 de julho) e apenas 6,1% retornarão entre os dias 27 e 08 de agosto.

Segundo a gerente de monitoramento da Secretaria Executiva de Gestão da Rede, Edione Pires, esse percentual de 6,1% representa 59 unidades que atendem ao calendário unificado junto aos municípios onde estão localizadas. “O calendário dessas escolas respeitam a colaboração com as cidades. Já as nove unidades restantes estão em fase de finalização de suas obras, a exemplo da escola Torquatro de Castro, em Camaragibe, que foi totalmente construída e será entregue aos alunos agora em agosto”, informou ela.

Apesar da pausa no ano letivo, o secretário de Educação, Anderson Gomes, revelou que as atividades de formação continuada direcionadas aos educadores aconteceram durante todo o período de recesso. “Durante esse tempo não ficamos parados. Realizamos várias capacitações e eventos com os nossos professores, a exemplo do III Fórum de Educação Integral, que ocorreu esta semana, no Centro de Convenções”, lembrou. Desse encontro, participaram mais de 3.500 professores, técnicos e gestores de todas as escolas de Referência e Técnicas estaduais.

Além do fórum, ainda houve capacitações para o ensino médio, cursos de aperfeiçoamento para os professores de inglês, formação para equipes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Escolar Indígena e do Programa Paulo Freire. Na área de Arte Educação, os professores ainda estão sendo capacitados. “Essa última formação acontece durante o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2011) e vai até a próxima sexta-feira”, acrescentou a assessora técnica da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Lúcia Maia.

0 comentários: