17/07/2011

Alunos do ensino médio de Paudalho apresentam pesquisa no SBPC Jovem

Estudantes da Escola Monsenhor Landelino Barreto Lins, de Paudalho, participaram do SBPC Jovem, em Goiânia (GO). O evento é uma atividade do encontro anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) direcionado para estudantes do ensino básico ou profissionalizante, que este ano teve como tema central: "Cerrado: Água, Alimento e Energia". O SBPC Jovem ocorreu de 10 a 15 de julho.

A pesquisa "Entre fatos e fontes: inventariando a História Política de Paudalho-PE (1963 –1988)” foi orientada pelo professor Aluizio Medeiros da Silva Filho e faz parte do Projeto Paudalho Digital: História, patrimônio e cultura. Os alunos Isak Luiz de Oliveira Castro e Naguiza Thoanne da Silva pesquisaram durante quase um ano arquivos e documentos públicos, levantando dados e resgatando a história política do município de Paudalho. O professor Aluízio reforça que a história não é apenas dados e fatos, mas também análise e interpretação, aspectos presentes na pesquisa dos alunos.

Izak e Naguiza foram beneficiados pelas disciplinas de Iniciação Científica e Prática de Pesquisa em Ciências Humanas, frutos do programa Ensino Médio Inovador desenvolvido na Escola. Os alunos foram os únicos representantes da rede estadual do ensino médio no SBPC Jovem, como também a pesquisa foi a única da área de História.

De acordo com Isak, a experiência foi muito importante para sua carreira científica. Sobre a apresentação, ele comenta que “o momento foi tenso porque nunca tinha feito uma apresentação em um evento científico, mas ao decorrer dela, tudo passou.” Isak e Naguiza estão no segundo ano do ensino médio.
Isak também foi o vencedor do concurso de redação “Semana nacional de ciência e tecnologia” realizado na SBPC Jovem, com o tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”.

Os alunos criaram uma página no blog da Escola especialmente para relatar as experiências no SBPC Jovem. Há posts com vídeos e textos mostrando outros projetos e curiosidades do evento.

0 comentários: