28/10/2010

Novos equipamentos ampliarão tratamento de câncer do colo do útero

Seis novos aparelhos de Cirurgia de Alta Freqüência (CAF) estão sendo instalados nos Hospitais Regionais do Interior do Estado que ainda não dispunham desse serviço. Ao todo, R$ 41.469 mil foram investidos na aquisição desses equipamentos. O primeiro CAF foi entregue,ontem, ao Hospital José Fernandes Salsa, em Limoeiro. O equipamento beneficiará mulheres de até 31 municípios assistidos pelo hospital. 

O CAF é considerado, atualmente, o melhor tratamento para as lesões pré-malignas do colo uterino, pois pode ser feita sob anestesia local e sem internação. Nesse procedimento, a área doente é retirada sem dor. A cirurgia utiliza um bisturi elétrico, e é capaz de retirar um câncer em estado inicial, ou ainda alguma lesão uterina que possa evoluir para um câncer.

Até o final de novembro, outros cinco CAFs serão entregue aos hospitais de Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada. “Todos os Hospitais Regionais terão esse aparelho, ampliando e descentralizando esse tratamento no Estado”, diz a gerente da Saúde da Mulher da SES, Anna Renata Lemos. Para isso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) capacitou médicos de todas essas unidades de saúde, inclusive, atualizando os profissionais dos locais que já ofereciam esse atendimento.

0 comentários: