22/09/2010

Compesa fará obras de melhorias em Carpina

A Compesa inicia no próximo mês uma obra de modernização, ampliação e adequação da rede de abastecimento de água de Carpina, na Mata Norte pernambucana que vai acabar com o racionamento de água no município. O anuncio foi feito pelo secretário de Recursos Hídricos e Presidente da Compesa, João Bosco de Almeida.

O investimento total é de aproximadamente R$ 15 milhões, com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Já está em fase de licitação a contratação da empresa que executará o projeto. As obras serão executadas em um prazo de 12 meses, beneficiando mais de 74 mil pessoas.

O secretário comentou que está organizando uma audiência pública para ouvir a população sobre o assunto.
Segundo ele, as obras vão mexer em muitas ruas da cidade, pois a maioria da tubulação é muito antiga, e haverá necessidade de trocar grande parte dela.

A ação faz parte das atividades do Programa para Redução do Racionamento de Água e Controle de Perdas (Prored). O projeto de adequação do sistema de Carpina inclui a implantação de uma rede distribuidora de 80 quilômetros de extensão, que se somará aos 162 quilômetros da atual rede de abastecimento do município. Além disso, será feito o trabalho de setorização, ou seja, o isolamento de áreas da cidade em zonas de abastecimento. Carpina será dividida em cinco setores, o que permitirá à Compesa reduzir as perdas, controlando o volume de água produzida e distribuída. Mais de 20 mil hidrômetros também serão instalados e substituídos.

Com as obras de adequação do SAA de Carpina, toda a cidade vai ter água todos os dias, sem interrupção. A Compesa espera atender, até 2030, quando termina o horizonte do projeto, mais de 110 mil moradores do município, com uma vazão de 368 litros de água por segundo. A estimativa é baseada na projeção de crescimento populacional do IBGE. Para este ano, a vazão estimada é de 247 l/s.

Além de Carpina, o Prored tem a missão de retirar 66 municípios pernambucanos do racionamento, com ações de
controle operacional e melhorias nas redes de distribuição.

0 comentários: