06/09/2010

Casos de dengue só fazem aumentar

Os cuidados com a dengue devem ser redobrados com a chegada do verão, oficialmente aberto neste mês de setembro. Mesmo que historicamente a Se­cretaria Estadual de Saú­de (SES) registre o maior número de casos entre os meses de março a julho, o mosquito Aedes aegypti encontra no clima de chuva e sol a condição ambiental ideal para se proliferar.


Segundo o último boletim da SES, contabilizado até a semana passada, foram notificados 41.908 casos de dengue, distribuídos em 173 municípios pernambucanos, sendo 11.495 confirmados após investigação epidemiológica e análise laboratorial, desde janeiro. Is­so significa um au­mento de 541,19% de notificações, em relação a 2009.


Para o infectologista do Hos­pital Universitário Os­wal­do Cruz , Vicente Vaz, o mais provável é que haja um decréscimo no número de notificações. “Va­mos começar a sair da epidemia  que vivemos atual­mente”.


Gerente de Controle de Zo­o­noses e Endemias da SES, Nara Arruda ressalta que os esforços para combater os focos não devem ser arrefecidos. “Embora exista uma cultura de que o período mais crítico da dengue é no verão, não reproduzimos mais esse discurso. As recomendações para acabar com os focos devem continuar”.

0 comentários: