08/07/2010

Justiça eleitoral conscientiza candidatos

No dia 07 de Julho a Excelentíssima Senhora Orleide Silva Juíza eleitoral da 20ª Zona Eleitoral, sediada na cidade de Carpina, convidou os postulantes a uma vaga na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) que residem na cidade, para uma reunião no auditório do cartório eleitoral.

Esclarecer as dúvidas dos candidatos e eleitorado e explicar as novidades do pleito de 2010 foi à meta da reunião. Além de informar a respeito da propagada e do poder de polícia do juiz local, já que a eleição deste ano será regional, os registros de candidaturas e formações de coligações ficaram a cargo do TRE, na capital pernambucana. Desse mesmo modo os processos e representações contra candidatos que cometerem alguma inflação contra a lei eleitoral, terão que dar entrada no TRE, onde foram registradas as primeiras ações legais de candidatura. Os juízes responsáveis pelas zonas eleitoras terão apenas o poder de polícia, de regulamentação e de coibir a propaganda ilegal.

 Para este pleito não existem muitas novidades o que há de novo é o fato do próprio cidadão poder notificar o candidato, através da justiça, sobre a propaganda irregular, a liberação do uso da internet, a não utilização de trios elétricos em caminhadas, só em comícios de forma fixa, não será permitido o uso de vestimenta e cores padrões, e o uso apenas de 4m2 para propagandas em muros, cartazes, faixas e baners. O uso de outdoor esta proibido neste pleito.

Para que haja uma comunicação rápida entre justiça e o candidato, no ato da inscrição da candidatura todos os candidatos foram obrigados a disponibilizar um número de fax, para caso houver uma intimação contra o postulante ele seja avisado desta forma, já que com outros métodos utilizados, anteriormente, pela justiça não foram eficazes na comunicação entre as partes.

Para eleição deste ano os Cartório Eleitoral de Carpina, juntamente com outros cartórios espalhados pelo estado, terão um horário especial de funcionamento. “A partir de agora o cartório eleitoral funcionará em um horário ampliado, e funcionará também nos finais de semana e feriados. De segunda a sexta funcionará das 09 ás 18hs e nos fins de semana e feriados, das 10 ás 15 hs”, informou a juíza Orleide Silva.

0 comentários: