31/03/2010

Policiamento reforçado no Agreste durante a Semana Santa

 

Mais de quatro mil homens das polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros foram lançados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) para reforçar o policiamento em Brejo da Madre de Deus – Agreste Pernambuco – para a encenação da Paixão de Cristo. Desde o último dia 25 até o dia 04 de abril, estão atuando na cidade blitz cenográfica e nas estradas que dão acesso ao local, 3.750 policiais militares, 102 da Polícia Civil e 300 do Corpo de Bombeiro. Os policiais e bombeiros militares também contando com a ajuda de um helicóptero do Grupamento Tático Aéreo – GTA, equipado para resgates e operações especiais durante todo o período.

O objetivo, segundo o secretário de Defesa Social, Servilho Paiva, é garantir a segurança de milhares de pessoas que visitam Fazenda Nova, Distrito de Brejo da Madre de Deus, durante a exibição do espetáculo da Paixão de Cristo. Dentro de uma das linhas de ação do Pacto Pela Vida a Polícia Militar está atuando com sete plataformas, três postos de comando além de contar com o apoio das unidades especializadas do Batalhão de Choque, Companhia Independente de Policiamento com Motocicletas, Batalhão de Trânsito, Regimento de Policiamento Montado, Batalhão de Polícia Rodoviária, Companhia Independente de Apoio ao Turista e Companhia Independente de Operações na Área de Caatinga.

Em decorrência do grande fluxo de veículos nas estradas que dão acesso às praias dos litorais Norte e Sul além do percurso para Fazenda Nova, o Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRv, segundo  o comandante Manoel Martins Júnior, um  esquema foi montado para ser iniciado a partir desta quinta-feira  (01/04). Na Zona Sul 146 homens, 26 viaturas 07 motos estarão reforçando o policiamento. Já na Zona Norte 76 militares, 17 viaturas e 8 motos. Desde a última quinta-feira (25/03) em  Fazenda Nova o policiamento pelo BPRv foi reforçado com 55 policiais e 11 viaturas e 4 motos.

A Polícia Civil empregou um efetivo de 102 policiais e 25 viaturas. Uma delegacia móvel foi instalada em frente ao teatro onde atua com equipes da Delegacia do Turista e também terminais de computadores para a Delegacia pela Internet. Na Avenida Soares da Costa, na  Vila de Fazenda Nova, a Polícia Civil instalou uma Delegacia de Plantão que está funcionando durante 24 horas
.
O Corpo de Bombeiros iniciou suas atividades realizando vistorias nos locais de apresentação artísticas tanto no Brejo da Madre de Deus, como em Gravatá e demais cidades onde haverá encenação da Paixão de Cristo. Os Bombeiros instalaram postos avançados nos municípios de Moreno, Vitória de Santo Antão, Serra das Russas, Bezerros, Caruaru onde foram empregados um trailer funcionando  o Posto de Comando, um micro-ônibus, uma auto-resgate, duas moto – regates, um auto bomba tanque e duas plataformas de observação em pontos estratégicos com o objetivo de tornar mais eficiente e rápida a ação das guarnições de combate a incêndio e resgate de feridos.

O Juizado da Paixão já iniciou suas atividades deste o dia 23 seguindo até o dia  03 de abril no horário das 16 às 22h atuando com 04 magistrados julgando, em caráter imediato, os crimes de menor potencial ofensivo, considerados leves, como lesões corporais, tumultos e dano ao patrimônio público.

Gravatá
A Polícia Militar  está com um efetivo de 130 policiais, seis motos, duas viaturas do Grupamento de Auto Risco, seis conjuntos de cavalaria, oito cães e um trailer da Ciatur (Companhia Independente de Apoio ao Turista), além de apoio nos eventos privados da cidade, nos hoteis Vila da Serra e Vila Hípica.  Já a Polícia Civil está com um efetivo de 47 policiais civis, dos quais seis delegados e cinco escrivães. Com equipes de apoio à Polícia Militar para rondas e abordagens nas áreas de condomínios, a Polícia Civil também contará com policiais da Delegacia do Turista na Delegacia Móvel.

0 comentários: