31/03/2010

Caboclinhos levam cultura indígena às ruas de Goiana

 

O Festival Pernambuco Nação despede-se, hoje,de Goiana, na Zona da Mata Norte, após sete dias de shows, encenações teatrais, cortejos populares, sessões de cinema e diversas oficinas de capacitação

cabloquinhos Para fechar a primeira etapa do festival, que até o final do ano deve percorrer outras 10 Regiões de Desenvolvimento do Estado, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe - preparou uma programação especial, marcada pelo tradicional Encontro de Caboclinhos. O desfile começou às 18h e encheu as ruas da cidade com dezenas de agremiações da região.

Quarenta grupos de caboclinhos se concentraram na Praça da Bíblia, na entrada da cidade, de onde sairam em direção à Praça do Carmo, passando pelas avenidas Nunes Machado e Marechal Deodoro da Fonseca. Entre eles, estavam os índios da etnia Fulniô, de Águas Belas; os caboclinhos Carijós (Goiana); Tupinambá (Goiana); Índio Brasileiro (Buenos Aires); Sete Flexas (Goiana); e Canindé (Recife), o mais antigo do Estado.

Durante todo o dia, houve a continuidade de algumas das 14 oficinas culturais promovidas ao longo do festival. O público teve a oportunidade de aprender sobre técnicas com o papel machê, produção de mamulengos e dinâmica da interculturalidade popular. As aulas acontecem na Autarquia Municipal de Ensino Superior de Goiana.

Próxima parada - Depois de Mata Norte, será a vez do Sertão Central receber o Festival Pernambuco Nação Cultural. A sede da próxima etapa será São José do Belmonte, município que serviu de inspiração para Ariano Suassuna escrever o romance d'A Pedra do Reino. Focada na literatura, a festa, que acontecerá entre os dias 24 e 30 de maio, também vai incluir em sua programação manifestações típicas da região, entre as quais se destacam a Cavalhada e a Cavalgada da Pedra do Reino.

Ao todo serão 11 Festivais, totalizando 75 dias de programação com oficinas, fóruns, shows, espetáculos cênicos, recitais, mostras de cinema e performances artísticas para o público pernambucano. O formato, já realizado em 2009, tem como objetivo a interiorização das ações do Governo na área de cultura. A meta é garantir a democratização e o acesso aos bens simbólicos e culturais em todo Estado.

0 comentários: