04/02/2010

SES lança balanço com resumo das ações em 2009 e projetos para 2010

 

A Secretaria Estadual de Saúde lança, nesta quinta-feira (04/02), às 15h, no auditório da Associação Médica de Pernambuco, na Boa Vista, uma publicação que joao_lyra resume as principais ações realizadas em 2009 e as melhorias na rede previstas para 2010. O documento, intitulado “Balanço de Gestão: ações desenvolvidas em 2009 e projetos para 2010”, foi produzido pela Superintendência de Comunicação da SES e será apresentado a gestores e servidores da SES pelo vice-governador e secretário de saúde, João Lyra Neto.

Com 60 páginas, a publicação tem o objetivo de informar, de forma clara, resumida e objetiva, o projeto aplicado à saúde no biênio 2009/2010, que representa a mudança de concepção e gestão do setor, com a construção de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), reformas e compra de equipamentos para as seis maiores emergências do Estado (Restauração, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Barão de Lucena, Agamenon Magalhães e Regional do Agreste) e mais 21 hospitais regionais. Também destaca as mais diversas áreas da saúde, como os programas, vigilância sanitária, epidemiologia, assistência farmacêutica, transplantes, campanhas de prevenção, Lacen, Lafepe, Hemope e Hospital do Câncer.

“Para nós, é um desafio muito grande compilar informações de um órgão que reúne 27 mil servidores, 28 hospitais e 11 gerências regionais de saúde, com abrangência para mais de 7 milhões de usuários do SUS. O volume de informações é muito grande e reunir todo esse conteúdo, de forma acessível para toda a sociedade, exigiu dedicação da equipe na apuração, redação dos textos e registro fotográfico de inúmeras ações e unidades de saúde”, explica a superintendente de comunicação, Marlise Nadler.
Segundo ela, o balanço será enviado à imprensa, Geres, unidades de saúde, órgãos de classe e Assembleia Legislativa, entre outros. “Já tínhamos elaborado outros balanços de gestão, mas este é, sem dúvida, o mais completo, já que todos os hospitais da rede estão contemplados, inclusive com um raio – x da quantidade de funcionários, médicos, tipo de atendimento, média de atendimento das unidades, o que facilita a consulta por parte da imprensa”, complementa.

Seguindo a identidade visual do governo e impresso em papel reciclado, o balanço obedece também às normas do Tribunal de Contas para este tipo de documento.  Por isso, não são citados nomes de gestores, gerências, superintendências, secretarias-executivas e coordenações, para que não haja personalização das ações públicas. Todos os que dedicam grande parte do seu dia à saúde pública, no entanto, estão representados aqui, na ampliação da rede, na redução dos índices de mortalidade materno-infantil, no melhor atendimento de urgência e na oferta dos mais diversos serviços de saúde.

0 comentários: