04/02/2010

III Encontro de Maracatus será neste sábado em Gravatá

 

No próximo sábado, dia 06, Gravatá será encontro da III Noite dos Maracatus, um grande evento que reúne o GAMR e seus amigos, uma média de 80 pessoas participam do encontro que agrega a cultura pernambucana à amizade de um grmaracatu_gravata upo que existe há mais de 18 anos. O encontro também traz grupos de outros municípios que fazem suas apresentações nas ruas da cidade. Música, brilho e diversidade cultural passam pelas principais ruas de Gravatá. A concentração acontece na Rua Vereador Elias Torres e segue pela Praça da Matriz, Avenida Cleto Campelo até a Estação do Artesão.


Em 2009 o encontro trouxe a mistura diversificada do maracatu. A atração ficou por conta dos meninos do GAMR que reuniu mais de 80 componentes entre jovens da entidade e parceiros, os “Amigos do GAMR”. A convite do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Aarão Lins, o maracatu Águia Dourada da cidade de Glória de Goitá participou e trouxe em média 180 integrantes. Segundo a organização, é o grupo de maracatu com mais integrantes em Pernambuco.

Diferentemente do GAMR, o Águia Dourada exibiu a batida do estilo “Baque Solto”, uma variação do maracatu que se caracteriza pelo uso de instrumentos como ganzá, agogô, afoxé, chocalhos e caixas de ritmo. O GAMR tem como marca o estilo “Baque Virado”. O Uso de tambores de alfaia é a principal marca e determina a marcação se diferenciando do batuque solto, também conhecido como maracatu rural.

0 comentários: