08/02/2010

Prefeitos do Agreste querem alterar projeto de duplicação da BR-104

Do Jornal vanguarda

Uma reunião do Comitê Gestor para avaliar o andamento das obras de duplicação da BR-104 acabou em uma série de reivindicações, que pode mais uma vez alterar o BR104 projeto inicial e, consequentemente, a conclusão da obra, prevista para março de 2011, mas que deve ser entregue até dezembro deste ano. Defendem a modificação no projeto os prefeitos Edson Vieira (Brejo da Madre de Deus) e Flávio Lima (Toritama), além de vereadores, lideranças políticas e secretários municipais de várias cidades.


Apesar da obra já ter iniciado há mais de um ano, o presidente do Comitê Gestor e prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), disse que as reivindicações são pertinentes, possíveis e não chegaram atrasadas. "Acredito que temos tempo para fazê-las (as modificações). O maior problema para manter o calendário de conclusão está na liberação de alguns trechos pelo Iphan", disse José Queiroz.


A primeira solicitação para alteração na planta original diz respeito ao trecho que liga a BR-104 e a PE-145, que dá acesso a Jataúba, Brejo da Madre de Deus e ao turístico vilarejo de Fazenda Nova. "Nossa preocupação é que para entrar no nosso município os veículos terão de passar cerca de 700 metros da entrada que existe hoje e fazer o retorno. Quem perder essa entrada, só terá uns 10 km depois em Toritama, e isso é muito ruim ", reclamou o prefeito Edson Vieira.


Ele sugere ao consórcio que toca a obra uma passagem de nível ou até mesmo um retorno logo na entrada que existe hoje. "A PE-145 tem um grande movimento e esses municípios que a ela dão acesso estão ligados diretamente ao Polo de Confecções do Agreste", disse Edson Vieira. "A alteração é barata e viável, já que, ao invés de uma ponte ou um viaduto, pode ser feita uma passagem de nível", argumentou.


MAIS ESTACIONAMENTO
Toritama ainda entregou na semana passada um documento para ser encaminhado ao governador Eduardo Campos (PSB) pedindo uma alteração radical no projeto e que prevê o estreitamento da duplicação no perímetro urbano da cidade. "Nossa preocupação é que, com a redução dos acostamentos, poderemos ganhar em estacionamento de veículos já que nosso principal centro de compras fica às margens da BR-104 e não temos tantas áreas para estacionamento em outros pontos", disse o prefeito Flávio Lima.


Segundo ele, é necessário também a criação de passagens subterrâneas para que os compradores possam ter acesso à feira do jeans, que acontece nas margens da BR-232. O município é hoje o segundo maior produtor de jeans com 16% do setor nacional e com cerca de 12 mil pessoas trabalhando de forma direta na cadeia de produção.


O presidente do Comitê Gestor da BR-104 disse que levou as reivindicações ao governador Eduardo Campos e que, na próxima quarta-feira, haverá uma reunião em Caruaru para decidir sobre os pedidos de alteração no projeto. "A reunião da próxima semana terá a presença do secretário de Transportes, Sebastião Oliveira. Esperamos que possamos definir tudo até a próxima reunião", disse Queiroz.

0 comentários: