25/02/2010

Ovos de Páscoa e bacalhau 6% mais caros nesta época

A Páscoa deste ano deve ter um peso maior no bolso dos consumidores. Devido ao aumento no preço da matéria-prima necessária para a produção dos tradicionais ovos de chocolate, o produto deve chegar ao mercado cerca de 6% mais caro. Outro item que estará mais caro este ano, em comparação com 2009, é o bacalhau, que deve ser encontrado nos supermercados com preços, em média, 6% mais caro.

“No caso dos ovos de Páscoa, o incremento está relacionado ao aumento dos custos do açúcar, cacau e da mão de obra, itens indispensáveis para a produção. No caso do bacalhau, as encomendas para a Páscoa chegam ao mercado com preços ajustados devido à variação cambial. O dólar subiu nos últimos meses, o que afeta o preço do produto”, explicou o consultor de varejo, Marco Quintarelli.

Segundo o consultor, mesmo com o aumento no valor dos produtos, a previsão é de que as vendas de ovos de Páscoa cresçam entre 10% e 15% em relação a 2009. Com relação à venda de bacalhau, a expectativa é de que haja um incremento de 15% nas vendas. “No ano passado, mesmo em um momento de crise, as vendas tiveram crescimento. Este ano, as previsões devem ser superadas”, destacou.

Como ainda falta um mês de produção de ovos de Páscoa e chocolates para o período, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) não revela a estimativa de crescimento nas vendas da data em 2010. Mas a expectativa do presidente da instituição, Getúlio Ursulino Neto, é das melhores, já que, dentre os produtos que serão ofertados, 80% serão novidades. “Com ou sem crise, em 2009, o mercado de chocolate cresceu 4% e a Páscoa representa 12% destas vendas. Então a gente espera que o mercado cresça bastante neste ano”, revelou.

De olho no aumento das vendas, número que pode chegar a 35%, as indústrias de chocolate anunciaram ontem, durante a abertura do Salão de Páscoa 2010, o portfólio de produtos que vão encher as prateleiras das lojas. A Lacta aposta em 47 produtos, sendo 16 lançamentos, para se manter líder do segmento de Páscoa no Brasil. “Estamos lançando quatro vezes mais produtos neste ano em relação ao ano passado, quando o portfólio total contava com 39 itens. E a expectativa é atingir todos os gostos e bolsos, com preços sugeridos entre R$ 5,99 e R$ 49,90”, ressaltou o diretor de Marketing de Chocolates da Kraft Foods Brasil, Eduardo Caldas, que acrescentou que o investimento em mídia neste ano será o dobro em relação à Páscoa de 2009.

0 comentários: