25/02/2010

Marco Maciel comandará DEM do DF

Nomeado pela Executiva nacional do DEM, o senador Marco Marciel vai comandar o diretório regional do partido em Brasília até que um novo seja eleito. Por pressão da direção da legenda, que se sentia muito incomodada com o envolvimento do diretório regional no escândalo do mensalão da capital, o deputado Osório Adriano, que presidia interinamente o partido, tomou uma decisão drástica: decretou a autodissolução do diretório regional.

Desde o início do escândalo do mensalão no governo de José Roberto Arruda, com farta documentação em que o próprio chefe do Executivo foi filmado pondo a mão em pacotes de dinheiro, e deputados distritais e empresários tiveram suas imagens registradas no momento em que guardavam as cédulas em meias, cuecas e bolsas, o DEM tem sofrido um sério desgaste político. Principalmente porque o escândalo passou a ser conhecido por “mensalão do DEM” - levando, assim, a legenda a se igualar ao PT e ao PSDB, envolvidos em outros mensalões.

Para provocar o PT e dizer que não aceita a convivência com pessoas envolvidas escândalos no seu meio, a direção do DEM decidiu expulsar o então governador Arruda. Mas ele se antecipou e saiu do partido. Em seguida, os dirigentes do DEM atacaram o deputado Leonardo Prudente, pego numa filmagem em que coloca dinheiro nas meias. Prudente, que era presidente da Câmara Legislativa, teve de deixar o partido. Em seguida, renunciou à presidência da Câmara.

Com a prisão de Arruda no dia 11, assumiu o vice Paulo Octávio, até então presidente do DEM local. Pressionado, ele se afastou do cargo, deixando a direção partidária para Osório Adriano. Mesmo assim, o partido não se contentou. Pressionou-o a sair da legenda. Na terça-feira Paulo Octávio fez uma renúncia dupla: ao DEM e ao governo do Distrito Federal.

0 comentários: