08/02/2010

Maracatus embalaram o ritmo da folia em Gravatá

 

A III Noite dos Maracatus em Gravatá foi marcada pela irreverência e a marca da cultura pernambucana. Neste sábado, dia 06, blocos de maracatu desfilaram pelas principais ruas de Gravatá abrindo as prévias carnavalesca do município. A idéia, que começou em 2008, cresceu através do empenho dos organizadores do Maracatu do GAMR e este ano trouxe convidados especiais para participar. O grupo Águia Dourada da cidade de Glória do Goitá e o Maracatudo Nação Camaleão de Olinda completaram a noite. Ao todo, mais de 300 batuqueiros invadiram Gravatá em uma das maiores prévias da região. Prefeito Ozano Brito prestigiou a festa e assistiu as evoluções junto a secretários e vereadores


O ponto de partida foi a Rua Vereador Elias 1Torres com a concentração de músicos e passistas. O Maracatu do GAMR deu o tom da afinação mostrando o ritmo mais pernambucano no estilo Baque Virado. Tambores de alfaia e caixas fizeram a marcação. Além dos meninos do GAMR, os amigos da entidade se juntaram ao desfile. Foram 80 componentes guiados ao som dos apitos e das cantigas herdadas do povo africano. “Ser amigo do GAMR é maravilhoso. Dessa forma a gente consegue a colaboração de todos nesse trabalho bonito”, disse o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Aarão Lins que também foi um dos responsáveis pelo evento e integra a ala dos tambores de alfaia do maracatu do GAMR.


Marcado como um momento para todas as idades. Foi com esse pensamento que o Grupo Terceiro Tempo se juntou a festa e desfilou com mais de 30 simpáticas senhoras e senhores. A prova de que folia não tem idade. A multidão seguiu pela Rua da Matriz ao som rural do Maracatu Águia Dourada. O maior em número de integrantes em Pernambuco e marca certa no estilo Baque Solto com os seus Caboclos de Lança enfeitados com chocalhos e mantas coloridas. O Nação Camaleão de Olinda mesclou o batuque com passos originários do ritmo.

 
A apresentação dos grupos foi de frente a Prefeitura de Gravatá com a presença do Prefeito Ozano Brito, secretários municipais e vereadores. “Gravatá é a cidade de grandes eventos e estamos valorizando a cultura pernambucana. Mostrar aos gravataenses nossas riquezas, todos se respeitando e se divertindo”, falou. Ele ainda reforçou que a proposta não é apenas fazer festa por fazer, mas destacar os nossos valores e trazer o mais próximo possível da população.

0 comentários: