09/02/2010

Hospitais receberam o reforço de 3.243 plantonista para o Carnaval

 

A Secretaria Estadual de Saúde está reforçando os plantões de 20 hospitais da rede para ampliar e agilizar o atendimento de urgência aos foliões durante o Carnaval. Das 7h do Sábado de Zé Pereira às 19h da Quarta-Feira de Cinzas, 3.243 profissionais de saúde reforçam toda a rede e se somam ao quadro normal. A quantidade supera em 371 o número de plantonistas contratados no Carnaval do ano passado. A SES está investindo R$ 2.142.653,08 no pagamento das jornadas extras. Todo o esquema, que inclui o trabalho de prevenção e orientação à população, foi apresentado em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (9), na sede da SES, pelo secretário-executivo de Coordenação-Geral, Frederico Amancio.


medicos Dos plantões contratados, 693 são médicos, 753 possuem nível superior (enfermeiros, bioquímicos, psicólogos, assistentes sociais, dentistas, farmacêuticos), 1.655 são de nível médio (técnicos de enfermagem, raio-x e laboratório) e 142 têm nível elementar (manutenção, serviços gerais, maqueiros).


Os hospitais que receberam reforço de plantões médicos foram: Geral de Areias (26), Mirueira (52), Jaboatão-Prazeres (36), Belarmino Correia - Goiana (43), Regional do Agreste (116 médicos), Barão de Lucena (70), Agamenon Magalhães (22), Restauração (26), Getúlio Vargas (26), Otávio de Freitas (62), Hemope (7), Jesus Nazareno (16), Professor Agamenon Magalhães – Serra Talhada (11), Inácio de Sá – Salgueiro (4), Regional de Limoeiro (38), Ruy de Barros Correia – Arcoverde (20), João Murilo – Vitória de Santo Antão (14), Ermírio Coutinho – Nazaré da Mata (42), Regional de Palmares (16). Alguns deles, como Areias, Mirueira, Jaboatão-Prazeres e Belarmino Correia, já estão com reforço desde o início da semana pré-carnavalesca.


Também foram reforçados com plantões médicos o SVO (10) e a Central de Regulação Médica (10). As Gerências Regionais de Saúde, nível central da SES, Lacen, Farmácia, Ouvidoria, transporte e outros setores atuarão em regime de plantão e, por isso, recebem o incremento de profissionais dos três níveis.


“O reforço dos hospitais foi pensado com base nos 14 polos de Carnaval, definidos pela Fundarpe. Como nessa época a procura maior é por atendimentos mais simples, os hospitais de média complexidade recebem maior quantitativo de plantões. No Carnaval, os grandes hospitais, como HR e HGV, não têm aumento de atendimento. Os que mais recebem pacientes são o Geral de Areias e o Jaboatão-Prazeres, por isso precisam ter suas escalas bem compostas”, disse Frederico Amancio.

0 comentários: