08/01/2010

SECTMA apresenta ações previstas para cadeia do leite e confecções no Agreste

 

A secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Luciana Santos, estará, nesta sexta-feira (08/01), nos municípios de Garanhuns e Caruaru, para apresentar a gestores e lideranças locais as ações previstas em 2010 para os Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Leite e de Confecções. As ações serão luciana-santos operacionalizadas pelos Centros Tecnológicos (CTs), unidades de capacitação técnica implantadas no Estado conforme a vocação econômica de cada região. Os Planos de Ações do Centro Tecnológico de Laticínios, em Garanhuns, e do Centro Tecnológico da Moda, em Caruaru, serão apresentados às 10h e 16h, respectivamente.  

A partir deste ano, o Governo do Estado transfere a gestão dos CTs da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) para o Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep), de forma a garantir os meios necessários para o funcionamento das unidades. Até 2009, o Itep respondia pela gestão do Centro Tecnológico da Moda, em Caruaru, e do Centro Tecnológico de Laticínios, em Garanhuns. Agora, a instituição passa a responder pela gestão e pelas ações do Centro Tecnológico do Gesso, em Araripina, de Ovinocaprinocultura, em Serra Talhada, e da Cultura Digital do Nascedouro de Peixinhos, em Olinda. Além destes, serão criados este ano o CT de Metal-Mecânica e de Plástico, na sede do Itep, localizada na Cidade Universitária, e o CT de Fármacos, em Goiana.

Em Garanhuns, a Prefeitura está concluindo as obras do CT de Laticínios, localizado ao lado do antigo Centro Bom Pastor, no bairro da Boa Vista. A previsão é que a infraestrutura do prédio esteja montada em março deste ano, quando serão iniciadas as instalações dos equipamentos dos laboratórios e da planta industrial de laticínios. Em paralelo, serão realizados atendimentos a empresas do setor de laticínios para a adequação tecnológica de produtos e processos. A iniciativa vai permitir o cumprimento de normas e exigências legais do mercado interno e externo, passando, inclusive, pela verificação da qualidade da água utilizada na fabricação de produtos lácteos.

O CT de Laticínios irá capacitar, ainda, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 75 empresas em processos de formalização. A apresentação destas e de outras ações previstas este ano para o Centro acontecerá no Auditório da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam), na Rua Capitão Pedro Rodrigues, nº 920, Magano.  

Em Caruaru, a secretária irá visitar as instalações do CT da Moda e apresentará as ações programadas para a unidade em 2010, que atua nos eixos da inovação tecnológica e educação profissional. Este ano, o Centro dará continuidade ao curso Técnico em Lavanderia Industrial, com uma nova turma no segundo semestre; irá ampliar a prestação de serviços tecnológicos, em especial voltados ao setor de lavanderia de jeans; além de prestar assessoria nas áreas de design, atendimento de empresas para adequação tecnológica de produtos e processos, e formação de professores, instrutores e gestores de educação profissional. O CT da Moda fica na Rua Dalton Santos, nº 319, São Francisco.

0 comentários: