04/01/2010

Pernambuco bate recorde em transplantes

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) pode comemorar o aumento no número de transplantes em Pernambuco. De acordo com dados da Central de Transplantes de Pernambuco (CTPE), de janeiro e novembro de 2009, foram realizados 982 transplantes, 16 a mais que no mesmo período em 2008. O maior destaque foram os transplantes renais, que passaram de 150 para 162 cirurgias feitas. 

A coordenadora da CTPE, Ziltransplante20humano220-20cor da Cavalcanti, atribui o crescimento dos transplantes no estado ao trabalho contínuo de sensibilização da população para o tema. “Buscamos levar mais informação às pessoas e aos profissionais de Saúde para mudar a cultura que existe sobre transplantes. O aumento é um reflexo dessa mudança; dos investimentos feitos pela SES, que tem priorizado a CTPE; e do trabalho feito nos hospitais”, afirma. “Nossa perspectiva é chegar a 1.100 transplantes em 2010”. 

Para atingir a marca esperada, Zilda cita a importância do funcionamento das Organizações de Procura de Órgãos (OPOs), cuja existência foi definida na portaria 2601 do Ministério da Saúde. “As OPÔS serão unidades de apoio às comissões intra-hospitalares de transplantes e doação de órgãos e tecidos (CIHDOTTs) para dar suporte ao andamento do protocolo de morte encefálica e à captação de órgãos e tecidos. Serão duas na Região Metropolitana do Recife, uma em Caruaru e outra em Petrolina”, explica Cavalcanti. Outra grande meta para a CTPE em 2010 é tornar o transplante de pâncreas em uma rotina em Pernambuco. “Quem precisa de transplantes de pâncreas precisa se inscrever na lista de outro estado, como São Paulo, por exemplo”. 

Atualmente, 3.275 pessoas esperam por um transplante para viver com mais saúde. O maior número da lista de espera da CTPE é de pacientes que precisam de um novo rim (1.932 pessoas). Em segundo lugar estão os pacientes que esperam por uma córnea (1.062). Depois, estão os que buscam transplante de fígado (280 pacientes). Apenas uma pessoa aguarda por um transplante de coração.

0 comentários: