04/01/2010

Inaugurada primeira Casa das Juventudes de Pernambuco

O Governo do Estado investiu cerca de R$ 35 mil para entregar semana gloria , a primeira unidade da Casa das Juventudes, um espaço público institucional de referência para fortalecimento do processo de municipalização das políticas públicas de juventude aos jovens do município de Glória do Goitá, na Mata Norte.

De acordo com o secretário Pedro Mendes, o governador Eduardo Campos está cumprindo a promessa de garantir a integração e interiorização das políticas públicas para a juventude no Estado de Pernambuco. “A Casa é um espaço de encaminhamento dos diversos problemas do cotidiano dos jovens. É um espaço democrático onde as diversas juventudes - negra, homossexual, quilombola, entre outras - tenham um ambiente democrático. Para o governador Eduardo Campos essa é a Casa do presente e futuro da Juventude”, destacou Mendes.

Os jovens de Glória do Goitá vão ter acesso a programas, projetos, atividades e ações em sintonia com as diretrizes das políticas públicas de juventude. A prefeitura local está arcando com a cessão do imóvel, a instalação da rede lógica destinada ao telecentro, entre outras ações. O objetivo da parceria entre os governos municipal e estadual e a sociedade civil é oferecer as condições necessárias para que a execução de políticas públicas para os jovens possa atender adequadamente as demandas do segmento juvenil da população do Interior.

O prefeito de Glória do Goitá, Djalma Paes ressaltou a importância da Casa das Juventudes como um espaço que representa a continuação do trabalho do Governador em prol do desenvolvimento de Pernambuco. “É o primeiro passo para que os jovens possam construir o futuro desse município”, salientou o prefeito, ao anunciar que a partir do início de 2010 a sua gestão terá uma diretoria de Juventude.

O presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude e gerente de Articulação e Juventude da SEJE, Félix Aureliano, ressaltou os avanços implementados pelo Governo de Pernambuco para garantir aos jovens políticas públicas para enfrentar e reverter o quadro de falta de oportunidades dos mais de 2,5 milhões de jovens - aproximadamente 33% da população do Estado.

“Pernambuco tem o primeiro Plano Estadual de Políticas Públicas para a Juventude, que representa um marco no diálogo entre o Governo e a Sociedade Civil. A conquista da gratuidade da UPE, a implantação de escolas em tempo integral e o aumento da inserção de jovens nas escolas técnicas estaduais - de 1.500 para 30 mil - são alguns exemplos do compromisso do governador Eduardo Campos com a juventude pernambucana”, destacou Aureliano.

Ao final da solenidade, o secretário Pedro Mendes anunciou que, até junho, 50 unidades da Casa das Juventudes vão estar em pleno funcionamento e que a meta é ampliar esse número, cobrindo mais de 140 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

0 comentários: