11/01/2010

Gravatá vai sediar três eventos de astronomia

 

A cidade de Gravatá, no Agreste, está se preparando para sediar três grandes eventos de astronomia. Em novembro, acontecem no município o Encontro Nacional de Astronomia (Enast), o Encontro Inter-Nordestino de Astronomia (Eina) e o Encontro Brasileiro de Observadores de Cometas (Eboc).


O município venceu as cidades de Vitória, no Espírito Santo, Quixadá, no Ceará, e Mossoró, no Rio Grande do Norte e será a primeira cidade do interior do Nordeste a sediar o encontro, considerado o mais importante espaço de intercâmbio e de integração pelos astrônomos profissionais e amadores do Brasil e da América Latina.

A expectativa é que mais de 800 pesquisadores e estudiosos de várias partes do Brasil e do mundo, além de observadores e curiosos do assunto,gravata participem dos eventos. Como parte da programação, haverá mini-cursos, exposição de réplicas de foguetes e de meteoros, montagem de planetário, palestras e apresentações para estudantes.

A vinda dos eventos para Gravatá foi articulada pelo trade turístico, Secretaria Municipal de Turismo, Sociedade Nordestina de Astronomia e pelo Convention Bureau. As instituições defenderam a candidatura da cidade no 12º Encontro Nacional de Astronomia, que aconteceu em novembro, em Londrina, no Paraná.

O Enast já foi realizado em grandes cidades como o Rio de Janeiro, Salvador,  Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. Um dos diferenciais do evento em Gravatá será o lançamento de foguetes, um deles com três metros de comprimento, e a simulação do Sputnik, primeiro foguete lançado pelos russos, na década de 50.

Na época, o foguete emitia alguns sinais que podiam ser ouvidos por ondas de rádio. O mesmo vai acontecer em Gravatá, onde o público receberá rádios de pequeno porte e observar o lançamento.

“Além da parte ligada à astronomia, teremos apresentações culturais de nossa cidade, mostras de nosso artesanato e muito mais”, destacou o secretário de Turismo, João Carlos. O evento está previsto para acontecer de 13 a 15 de novembro.

0 comentários: