11/01/2010

666 mil benefícios pagos no Estado

 

A Previdência Social ofe­re­ce qua­tro tipos de be­ne­fí­cios (por idade, por in­va­li­dez, por tempo de con­tri­bui­ção e apo­sen­ta­do­ria es­pe­cial). De acor­do com dados en­via­dos pela as­ses­so­ria de Imprensa do Instituto Nacional de Seguri­dade Social (INSS), em de­zem­bro de 2009, em Pernambuco, ha­via 398 mil apo­sen­ta­do­rias por idade e 112 mil apo­sen­ta­do­rias por tempo de con­tri­bui­ção. No total, in­cluin­do ou­tras ca­te­go­rias de apo­sen­ta­do­rias, foram pagas 666,8 mil apo­sen­ta­do­rias no Estado no úl­ti­mo mês do ano.

aposentados1
De acor­do com o ad­vo­ga­do Rômulo Saraiva, o tra­ba­lha­dor pode che­car, ao longo dos anos, em quan­to está o valor do be­ne­fí­cio. “No site da Pre­vi­dência Social exis­te um si­mu­la­dor de apo­sen­ta­do­ria onde o tra­ba­lha­dor pode acom­pa­nhar o be­ne­fí­cio que re­ce­be­rá nos casos de au­xí­lio doen­ça, apo­sen­ta­do­ria por in­va­li­dez, por idade, por tempo de con­tri­bui­ção, por tempo de ser­vi­ço para pro­fes­sor e para o sa­lá­rio-ma­ter­ni­da­de. Contudo, no caso da apo­sen­ta­do­ria por tempo de ser­vi­ço, esse valor é al­te­ra­do a cada ano, já que são usa­dos dados es­ta­tís­ti­cos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o cál­cu­lo de so­bre­vi­da do bra­si­lei­ro”, des­ta­cou.


Os apo­sen­ta­dos que acre­di­tam estar re­ce­ben­do menos que o pre­vis­to devem bus­car ajuda junto a um pro­fis­sio­nal es­pe­cia­li­za­do. “O pró­prio INSS ad­mi­te pou­cas re­vi­sões ad­mi­nis­tra­ti­va­men­te, mas a maio­ria das ações de re­vi­são do cál­cu­lo do be­ne­fí­cio é feita pela Jus­tiça. O di­rei­to à re­vi­são pode mudar con­for­me o mês da con­ces­são e o tipo de be­ne­fí­cio do tra­ba­lha­dor. Portanto, ele deve sem­pre pro­cu­rar apoio ju­rí­di­co, já que as re­gras da Previdência estão em cons­tan­te mu­dan­ças”, orien­tou. Para tirar as dú­vi­das, o idoso de­ve aces­sar o site www.pre­vi­den­cia.gov.br

0 comentários: