28/10/2009

Jarbas Vasconcelos reestreia hoje na CCJ

Após sete meses afastado da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado - da qual foi destituído, em março, pelo líder do PMDB, senador Renan Calheiros - o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) volta, hoje, a tomar assento no colegiado. Ele ocupará uma cadeira do PSDB, cedida pelo presidente nacional dos tucanos, senador Sérgio Guerra. O retorno deve pôr fim ao incômodo do distanciamento que Jarbas nunca fez questão de esconder desde que foi obrigado a deixar a vaga.


O senador chegou a dizer que a comissão era responsável por 70% do seu tempo, dando a entender que sua rotina ficara um tanto vazia após a destituição. “Determinado a trabalhar”, como ele mesmo definiu, Jarbas estará a postos para ouvir o presidente da CCJ, Demóstenes Torres (DEM), antes mesmo das 10h, horário de início da sessão. “Ele falou que queria ter uma conversa preliminar, pouco antes da reunião, porque estava com ideias e projetos já para me indicar como relator”, avisou Jarbas. 

O democrata mostrou-se entusiasmado em contar com a colaboração do peemedebista, segundo contou Jarbas. “Ele disse que vai me destinar projetos importantes para relatar”, assinalou. A distribuição das relatorias da CCJ - considerada a mais importante da Comissão do Senado - é uma prerrogativa do seu presidente, com o qual Jarbas desfruta de afinidade. Outro critério que conta é a intimidade do senador com o assunto.”Relatei muita coisa na área política, processos politicos, eleitorais, partidários, muita coisa vinha pra mim”, lembrou, referindo-se aos dois primeiros anos de seu mandato, durante os quais integrou a Comissão. Entre os projetos de sua relatoria, estão a Lei do Gás, a Lei das Licitações e a PEC da Cláusula de Desempenho.


Ao ser destituído da CCJ, em represália às críticas feitas a seu partido, Jarbas, indignado, abriu mão também da Comissão de Relações Exteriores. Desde a semana passada, o peemedebista estava apto a retomar os trabalhos na CCJ, com o aval de Renan, mas em missão do Senado na Suíça, ficou impossibilitado.


Jarbas vai à tribuna do plenário hoje disparar, mais uma vez, críticas contra o presidente Lula. Os alvos, segundo ele, serão: o pré-acordo do PT com o PMDB, visando apoio à candidatura de Dilma Rousseff (PT) e as viagens que o presidente tem feito pelo País, classificadas pelo senador como campanha antecipada.

0 comentários: