31/05/2012

Estudantes das ETE’s participam do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica em SC

Com dois estandes fixos no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, a Secretaria de Educação de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Educação Profissional, está bem representada em Florianópolis, Santa Catarina. A comitiva composta por alunos, gestores e técnicos da SE realizam até a sexta-feira (01/06) um trabalho de propagação e divulgação das boas experiências do Estado, além de garantir a troca de aprendizagem proporcionada pela efusão de vivências diferenciadas presentes no local.

Nesta quarta-feira (30), será apresentado o projeto desenvolvido na Escola Técnica Maximiano Accioly Campos, em Jaboatão dos Guararapes, “Logística reserva da garrafa PET - Um estudo de caso contextualizado”, que busca aliar as disciplinas de logística com as da base comum, empreendedorismo e meio ambiente.

O trabalho, desenvolvido por 11 alunos do ensino médio integrado ao técnico em Logística, agrega valor a um material que comercialmente não é mais utilizável, nesse caso, as garrafas PET. Seguindo os princípios da disciplina de Logística Reversa pós-consumo, os materiais são transformados em pufes decorativos, que inclusive já foram comercializados pelos estudantes.

Já na quinta (31), será a vez dos representantes do “Juntos pelo Conhecimento”, da Escola Técnica Estadual Aderico Alves de Vasconcelos, de Goiana, apresentar o projeto desenvolvido por oito alunos do 3º ano do ensino médio integrado ao curso técnico de Redes de Computadores.

O trabalho trata do desenvolvimento de um vírus de computador que inativa a máquina por completo e a criação, também, de uma plataforma complexa, um antivírus, que age como um antídoto para o aplicativo nocivo e uma vacina que impede que o mesmo malware, volte a atacar o computador.

“Trazer esses jovens para esse evento é proporcionar a troca de vivências e conhecimento. É valorizar os projetos que eles desenvolveram e dessa forma, elevar a estima dos estudantes. E principalmente, é possibilitar momentos que não vão se repetir, como quando eles encontraram com o diretor executivo da Linux Internacional, Jonh Maddog. Pessoas que eles só conheciam através de livros e estudos e as admiravam. Daqui vão levar uma foto com o pesquisador. Uma experiência única e um aprendizado para o resto da vida”, declara a coordenadora de integração escola-empresa da ETE Aderico Alves de Vasconcelos, Márcia Lustosa.

0 comentários: