09/04/2012

Polo da UAB de Limoeiro completa cinco anos

Educação a distância vem se tornando uma modalidade de ensino cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Em Limoeiro, o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) mostra através de números os passos positivos alcançados ao longo de cinco anos em atividade. Implantado em 2006, o Ambiente Virtual UAB Polo Limoeiropolo atende há 31 municípios das regiões Agreste e Mata Norte. Atualmente são oferecidos 08 cursos superiores: Pedagogia, Ciências Agrárias, Letras, Computação, Física, Administração Pública, Matemática e Tecnologia em Gestão Ambiental. Os cursos são oferecidos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a UAB e a Prefeitura de Limoeiro. Além das graduações, as especializações em Gestão Pública e Gestão Pública Municipal também são realidades.

De acordo com a gestora do polo, Marijane Pimentel, quase 700 alunos são contemplados com os cursos oferecidos. No final do segundo semestre de 2011, a turma de Pedagogia da UFPB entrou para a história como a primeira turma a concluir o ensino superior na UAB Limoeiro. O modelo a distância reune atividades presenciais, avaliações e aulas práticas. As presenciais e as avaliações são ofertadas no próprio polo, que fica instalado no Centro Social Urbano Evalda Vilaça, as margens da PE-50, na saída de Limoeiro. Já as aulas práticas dividem-se entre o polo e campos selecionados pelos tutores dos cursos. São 22 funcionários entre tutores presenciais (professores), coordenadores, coordenação adjunta e técnicos administrativos. “Todos os tutores que integram o nosso polo são selecionadas pelas universidades”, explica Marijane.

Nessa parceria, a contrapartida da Prefeitura de Limoeiro concerne na cedência da equipe administrativa e coordenação, além do espaço físico e equipamentos. Em uma área de aproximadamente 40m², o polo desfruta de um laboratório de informática com 50 computadores e internet oriunda de provedor próprio, ofertado pelo Ministério da Educação e da Comunicação. Ainda existe uma sala para aplicação de atividades e testes, uma biblioteca com um acervo de 4 mil livros de diversas disciplinas doados pelo Governo Federal e salas exclusivas para coordenação, gestão e tutores. O ambiente virtual pode ser utilizado pelos alunos de segunda à sexta-feira, nos três turnos. Aos sábados acontecem os encontros presenciais com os tutores. A coordenadora informou que devido ao crescimento da demanda, novos investimentos estruturais estão sendo realizados pela prefeitura. As obras de reforma e ampliação consistem na construção de um laboratório de Física e Matemática, uma nova biblioteca para um número maior de livros, sala de web conferência e mais uma sala de aula.

Entre inúmeras participações de destaque em eventos e seminários, Marijane Pimentel destaca a participação dos alunos do polo no Seminário de Matemática, realizado em parceria com a Escola Técnica Estadual de Limoeiro e o IFPE e a  Jornada Pedagógica realiza na UFPB, em João Pessoa, na Paraíba. “Ainda ressaltamos a importante atividade que é a Semana de Ciência e Tecnologia, que promovemos em parceria com a UFRPE em nosso polo, reunindo alunos das escolas públicas de Limoeiro”, completa. No segundo semestre, normalmente, são lançados os editais dos vestibulares.

0 comentários: