09/04/2012

Depósito de defensivos agrícolas da AFCP é inaugurado

Cerca de 12 milpequenos e médios produtores de cana de açúcar de Pernambuco vão contar apartir de agora com um depósito onde serão comercializados defensivos agrícolas.O espaço com 200 metros quadrados,construído pela Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) foiinaugurado nesta segunda-feira, 09, pelo presidente da AFCP, Alexandre Andrade,e pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, RanilsonRamos.DSC_5764

O depósito quepassa a funcionar na sede da AFCP, na Avenida Marechal Mascarenhas Morais, bairroda Ibiribeira, no Recife, será gerido pela Cooperativa dos ProdutoresAssociados à Entidade de Classe (Coaf). Alexandre Andrade explica que ainiciativa terá impacto direto nos custos de produção de pequenos produtores daZona da Mata já que os insumos agrícolas oferecidos estarão com preços abaixodo mercado. “Esses preços mais acessíveis poderão ser obtidos com oarmazenamento de insumos que poderão ser comercializados quando o mercadoestiver em alta”, avalia Andrade.

Ranilson Ramosdestacou na ocasião que o Governo do Estado vê o setor como de suma importânciapara a economia pernambucana e para isso vem apoiando os produtores da cultura.“Por meio do Programa Terra Pronta da Cana de Açúcar, a Secretaria Estadual deAgricultura distribuiu agora em 2012, um total de 5,5 mil toneladas de fertilizantespara 11,7 mil produtores com até 60 hectares plantados e com produção de 3toneladas de cana de açúcar por ano”, informou o secretário.

A Agência deDefesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) acompanhou efiscalizou a construção do galpão para que todo o processo de armazenamento emanipulação dos defensivos atenda às exigências da legislação ambiental. 

Além dospresidentes da AFCP e do Sindicato dos Cultivadores de Cana do Estado, GersonCarneiro Leão, também estavam presentes na inauguração a gerente geral daAdagro, Erivânia Camelo, o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco, JúlioZoe, o deputado Maviael Cavalcanti e o gerente comercial da Coaf, HermanoWanderley.

Mandioca - Após a inauguração, os dirigentes e associadosda AFCP, juntamente com o secretário Ranilson Ramos participaram de uma palestrasobre a produção de fécula de mandioca no Sertão do Araripe. A exposição foirealizada pelo diretor da Maxx Amidos do Brasil, Sérgio Lucena. O presidente daAssociação dos Fornecedores de Cana, Alexandre Andrade, disse que oscanavieiros têm interesse na produção da fécula da mandioca. 

0 comentários: