27/03/2012

PROCON-PE pesquisa preços de ovos da páscoa e pescados

O PROCON Pernambuco pesquisou entre os dias 05 e 14 de março, os produtos mais comercializados no período da Semana Santa: pescados, produtos como azeite, castanha e leite de coco e Ovos da Páscoa.ovo-de-pascoa

O levantamento constatou diferenças significativas de preços entre os produtos. A maior variação identificada foi no valor dos peixes - mais de 200%. Já nos Ovos de Páscoa, a diferença maior chegou a 83%.

Foram pesquisados no total, 28 tipos de pescados e 98 tipos de chocolates (Ovos da Páscoa de diferentes tamanhos e marcas). Produtos como azeite, leite de coco e camarão também foram pesquisados. Este ano, o levantamento foi feito em 19 estabelecimentos da Região Metropolitana do Recife, entre mercados públicos, privados e hipermercados.

Em relação ao ano passado, quase todos os produtos sofreram aumento que variam de 1 a 51% nos casos dos Ovos da Páscoa e até 100% no caso dos pescados.

INDICAÇÃO NUMÉRICA NOS OVOS - O que mais intrigou a pesquisa de preço deste ano foi a indicação numérica usada pelos fabricantes de Ovos de Páscoa como a Nestlé, Garoto e Lacta. Foi verificado que os fabricantes utilizam uma numeração indicativa que não está relacionada com o peso do chocolate contido no produto ou com qualquer outra referência. Por exemplo: um Ovo Sonho de Valsa Nº 15 da Lacta contém o peso de 270g de chocolate e o Ovo Barbie Nº 15 do mesmo fabricante contém o peso de 170g, o que chega a uma variação de 58,82%.

Fica claro que o consumidor está pagando pelo brinde que o produto trás consigo, levando o consumidor a erro, visto que a numeração não é indicativa de quantidade e consequentemente do preço que será pago.

O PROCON-PE notificou as empresas para apresentarem esclarecimentos quanto a utilização de tal numeração, bem como a necessidade de sua divulgação ostensiva e explícita nos produtos para o consumidor, já que esta informação não é clara, precisa, tão pouco correta.

ORIENTAÇÃO - O PROCON-PE alerta os consumidores pernambucanos sobre a necessidade de pesquisar bastante os preços antes de realizar as compras de Páscoa. O órgão de defesa do consumidor orienta ainda, que a população deve ficar atenta às especificações contidas na embalagem do produto (prazo de validade, composição e peso líquido).

É importante saber que a numeração indicada na embalagem do ovo de chocolate não representa, necessariamente, o mesmo peso e/ou tamanho, tanto para os produtos do mesmo fabricante, quanto para diferentes marcas. É necessário, portanto, comparar preço, qualidade e quantidade.

Segue a lista das maiores diferenças de preços de pescados, Ovos da Páscoa e condimentos, constatadas pelo PROCON-PE. A pesquisa completa já está disponível no site do PROCON-PE (www.procon.pe.gov.br). Lá, o consumidor poderá verificar as diferenças de preço nos produtos e os endereços dos estabelecimentos pesquisados

0 comentários: