02/11/2011

Tudo pronto para o 12º Festival de Teatro de Limoeiro

O Município de Limoeiro, situado no Agreste Setentrional de Pernambuco já foi um dos maiores produtores de algodão e possuidor de rica agropecuária, hoje a atividade comercial é a principal fonte de renda contra a 1indústria e a pecuária quase inexistente no nosso município.

Se debruçando no contexto cultural, estamos diante de uma das cidades de maior diversidade e versatilidade nas suas manifestações culturais. Limoeiro tem uma tradição de Clubes Carnavalescos e um animado Ciclo Junino, vivenciado nos bairros da cidade e na Zona Rural. É através do povo que o censo de repetição, criação, e perpetuação de costumes, tradições que se reescreve e firma as raízes aos dias de hoje, mas, sobretudo, resguardando ao futuro que virá.

3 Mas, é no teatro que encontramos a força. É sem dúvida das nossas manifestações culturais a caçula, pois sua história organizacional comemora seus vinte e três anos. Foi o teatro que conseguiu de forma firme, ampla e objetiva criar um ambiente propício para uma produção de qualidade se projetando dentro e fora do Estado tendo como referência a Cia. de Eventos LIONARTE comemorando seus 23 (vinte e três) anos, que iniciou todo esse processo de engrandecimento das Artes Cênicas, proporcionando um novo olhar para o teatro, dando origem a outros grupos, da cidade e região.

A realização do 12º FESTEL em Limoeiro, que já se consolidou como um evento anual que congrega alunos, educadores, artistas, produtores, Oficineiros, a fim de refletir a importância das Artes Cênicas para a sociedade contemporânea, vem sendo realizado com dificuldades de produção, todavia a Cia. de Eventos Lionarte não se deixa abater, e garante com muita galhardia a sua realização, não sabemos até quando, pois cada vez nós nos sentimos órfãos do apoio institucional dos nossos governantes. Todavia vem sendo realizado com muita dignidade pela Cia. de
Eventos LIONARTE.


O FESTEL pro2põe o enriquecimento da nossa cultura através da Arte-Educação e qualificação profissional, dando aos jovens condições de expressar os seus conhecimentos pela interdisciplinaridade dentro dos nossos educandários, pois novas formas de ensino precisam ser definidas e experimentadas e nada melhor que o teatro para abrir essa possibilidade dentro do âmbito educacional.

Esse evento tem um papel imprescindível no tocante à difusão, formação e consolidação do movimento teatral, não só em Limoeiro, mais também em todo Agreste Setentrional de Pernambuco. Haja visto, que ele proporciona aos teatreiros locais a possibilidade de trocar experiências através das montagens que compõe o
evento, além de participar das oficinas que integram a Grade de Programação do Festival. Outro ponto relevante do FESTEL é que ele proporciona uma dinâmica cultural através de debates entre os profissionais do teatro com os expectadores ávidos por conseguirem um produto cultural novo e de boa qualidade, buscando4 fazer do teatro um espaço de discussão e reflexão sobre o mundo do trabalho das artes cênicas, através das oficinas de Confecção de Bonecos com Material Reciclável e de Técnicas Básicas de Circo.

Entre os dias 05 e 13 de novembro, a cidade de Limoeiro, conhecida como a Princesa do Capibaribe, se tornará também a cidade do teatro, recebendo produções das cidades de Arcoverde, Surubim, Cabo de Santo Agostinho, Recife, Caruaru, Vitória de Santo Antão, além é claro das produções locais. Estarão também na grade de programação do evento, Workshop de Circo, Oficinas de Mamulengo, Mostra de Curta-Metragem, Exposições de Artesanato e Arqueológicas, Debates e muitas outras ações.

Em todos estes anos o evento sempre se preocupa em apresentar ao público uma novidade, uma renovação na estrutura do festival, que irá acontecer nos espaços da Escola Estadual Pe. Nicolau Pimentel, Anfiteatro e Centro Cultural Ministro Marcos Vinícios Vilaça, ambos na Praça a Bandeira, e contará com a MOSTRA COMPETITIVA DE TEATRO ADULTO E PARA INFÂNCIA E JUVENTUDE (que agrupa as produções estudantis de todo estado, como forma de despertar a seiva artística de todas aquelas que possuam o dom das artes cênicas); a MOSTRA PARALELA DE TEATRO ADULTO E PARA INFÂNCIA E JUVENTUDE (abrange as
produções dos grandes grupos e companhias de teatro, como forma de expor e escoar a nossa produção teatral regional); as OFICINAS E WORKSHOPS (serão realizadas dentro do festival as oficinas de Confecção de Bonecos com Material Reciclável e de Técnicas Básicas de Circo, visando reciclar os atores, técnicos e todos aqueles envolvidos, a estarem aptos a usarem novas técnicas no palco e no dia-dia) e a MOSTRA DE CURTAS (com esta mostra buscamos popularizar o cinema, de forma que estamos contribuindo para o ressurgimento de um dos grandes motes da nossa cultura local).

As novidades para este ano não param por aqui, serão instaladas arquibancadas na Praça da Bandeira, para uma melhor acomodação do público que for conferir a programação no Anfiteatro, o evento inova ainda trazendo durante todo dia 6 (domingo), um Museu Itinerante, que integra o Projeto Expondo Cultura Patrimônio Arqueológico de Pernambuco, expondo fósseis históricos encontrado em nosso estado.

O FESTIVAL DE TEATRO DE LIMOEIRO entra em sua 12º edição, sob a produção executiva da Companhia de Eventos Lionarte e com coordenação Geral de Radaméis Moura. E homenageia um dos filhos ilustres de Limoeiro, que muito fez por nossa educação, e sem dúvida foi e é um grande incentivador da cultura local, a Lionarte e o FESTEL, tem um imenso prazer em homenagear o Artista, o Músico, o
Professor, o ex-Diretor de Cultura e grande Limoeirense Alexandre Nunes.

Programe-se para divertir-se com espetáculos para crianças, adultos e para todas as idades, saia de casa, e venha ao teatro, venha conferir a programação que estamos preparando para vocês, começa neste sábado (05 de Novembro) o 12º FESTEL – FESTIVAL DE TEATRO DE LIMOEIRO, um evento que uni o teatro pernambucano em um único palco, sob o olhar atento de uma grande plateia.

0 comentários: